top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Livro infantil: leitura e seus benefícios


Livro infantil: leitura e seus benefícios

No Dia Nacional do Livro Infantil, vamos falar sobre a importância da leitura na vida das crianças?


Um dia especial para incentivar os pequenos a descobrirem o prazer da leitura e a desenvolverem a sua imaginação.


Antes de mais nada, me diga se você tem o costume de ler para sua criança? A leitura é um hábito adquirido que pode ser estimulado desde bebê. O livro infantil pode ajudar!


Mesmo antes da criança aprender as letrinhas, ela já está desenvolvendo a percepção visual e a linguagem enquanto olha as páginas coloridas e ouve a sua cotação de histórias.


Livro infantil e o desenvolvimento

A literatura infantil é um gênero muito importante, que além de divertir, proporciona uma série de benefícios. Desde pequenas, a leitura ajuda a desenvolver:

  • imaginação;

  • amplia o vocabulário;

  • incentiva à criatividade;

  • estimula o raciocínio lógico.


A leitura na infância é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, pois ajuda a ampliar o vocabulário, estimula a criatividade e a imaginação, melhora a capacidade de concentração e aumenta a compreensão do mundo ao redor.


Por isso, é fundamental que todos nós incentivemos a leitura desde cedo. Seja lendo para as crianças ou deixando que elas leiam sozinhas, o importante é oferecer um ambiente acolhedor e incentivar o hábito da leitura. Dar um livro infantil de presente é uma ótima dica!


Além disso, a literatura infantil também é uma importante ferramenta educativa, capaz de transmitir valores éticos e morais, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.


Livro infantil e a Literatura

Livro infantil: leitura e seus benefícios

O dia 18 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil por se tratar da data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infantil brasileira.


Monteiro Lobato criou cenários e personagens inesquecíveis do Sítio do Picapau Amarelo, como a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, as crianças Narizinho e Pedrinho... Através da leitura dos livros de Monteiro Lobato, as crianças podem viajar por mundos imaginários e aprender sobre a natureza, a história, a cultura e a diversidade do nosso país.


No Brasil, existem muitos autores de literatura infantil que são referência em todo o mundo, como Ziraldo, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, entre outros. Eles criaram personagens inesquecíveis que fazem parte do imaginário infantil: o Menino Maluquinho, o Saci, a Bruxinha, entre outros.


Por meio de suas obras, esses autores, contribuíram para a formação de muitas gerações de crianças brasileiras, estimulando a criatividade, a imaginação e o gosto pela leitura.


Livro Infantil e a educação

Livro infantil: leitura e seus benefícios

Além dos autores clássicos, existem muitos livros infantis educativos que podem ser úteis para pais e professores na tarefa de transmitir conhecimentos importantes para as crianças.


Os livros de contos de fadas, por exemplo, apresentam histórias fantásticas e emocionantes, mas também trazem lições importantes sobre valores como honestidade, solidariedade e respeito às diferenças.


Livros que falam sobre animais, plantas e ecossistemas, que ajudam a despertar o interesse das crianças pela natureza, estimulando a preservação ambiental desde cedo.


Os Hqs, as histórias em quadrinhos também são uma excelente opção para as crianças maiores, pois além de estimularem a leitura, ainda ajudam a desenvolver a criatividade e o gosto pela arte.


A importância da leitura na infância

É importante lembrar que a leitura deve ser uma atividade prazerosa e divertida para as crianças. Portanto, é importante que os pais e professores incentivem a leitura desde cedo, por meio de atividades lúdicas como contação de histórias, teatro de fantoches e outras brincadeiras que estimulem o interesse das crianças pela leitura.


Sabemos que a literatura infantil é um gênero capaz de proporcionar inúmeros benefícios para as crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Pais e professores tem essa linda tarefa de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, seres humanos críticos, capazes de compreender melhor o mundo à sua volta.



*Geovanna Tominaga é educadora parental, jornalista especialista em Comunicação e Mkt em Mídias Digitais. Pós-graduada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil. Estudante de Psicologia e mãe de primeira viagem do Gabriel.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page