top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Quarto de bebê: dicas práticas

Quarto de bebê

Grávida! E agora? Esperar pela chegada do bebê envolve planejamento. São tantas novidades e coisas pra fazer que a futura mãe precisa de organização. Sair desesperadamente às compras na empolgação, definitivamente não é uma boa estratégia. Certamente você gastará dinheiro com coisas que você nem sabe se vai se encaixar no seu estilo de vida, além de que isso pode ser muito cansativo. Por isso, eu vou te ajudar preparar o quarto do seu bebê com algumas dicas práticas:


Nos muitos anos atendendo as famílias, percebi que o ideal é começar um planejamento à partir dos 3 ou 4 meses. Reserve as primeiras semanas para curtir a novidade e começar a construir emocionalmente as novas representações parentais que vocês irão exercer no contexto familiar. Após essa fase, é preciso lembrar que o quarto dos seus sonhos e tudo mais que você precisa para a maternidade, não aparece em um passe de mágica, e para que tudo saia exatamente do jeito que você espera e dentro do seu planejamento financeiro, você precisa planejar com antecedência.


PREPARANDO O QUARTO DO SEU BEBÊ

  • ESCOLHER O AMBIENTE ONDE VAI FICAR O QUARTO DO BEBÊ

Defina se o quarto será exclusivamente para o bebê ou será compartilhado. Faça as reformas necessárias, defina se vai reaproveitar algum móvel ou objeto da casa. Depois disso, tire todas as medidas do futuro quarto dedo bebê. Não é preciso ser profissional, basta pegar uma folha branca e com uma trena, medir e anotar tudo no papel: paredes, janela, porta, móveis embutidos... É importante também anotar o pé direito (altura do piso ao teto), e também a altura do rodapé. Se algum móvel for reaproveitado, também é importante saber as medidas desse móvel.


  • PESQUISAR TUDO O QUE AGRADA PARA SERVIR DE REFERÊNCIA.

Navegar pela internet em busca de referências é o que a gestante mais gosta fazer! Aproveite e salva fotos de ambientes montados que mais te agrade. Essas imagens vão ajudar a definir o seu estilo. Não importa se é só um detalhe, uma combinação de cores ou o conceito do quarto inteiro, tudo servirá de referência.

  • PROCURAR UM CONSULTOR EXPERIENTE

Agora é hora de ir ir a caça! Procure espaços e showroom com ambientes montados onde você possa ver estilos de quartos de bebê variados.Ter uma experiência de quartinhos reais e conhecer os tipos de móveis de bebê e objetos de decoração que existe no mercado vai te inspirar e ajudar na hora da escolha.



DE OLHO NO

CHECKLIST


Escolhas feitas! Hora de preparar a execução das tarefas. Com uma ajudinha profissional, tudo fica mais fácil e você não precisa se preocupar com prazos, montagem e já pode pensar na preparação do enxoval, escolher os equipamentos como carrinho, bebê conforto, moisés, etc. Mas se você decidiu fazer tudo sozinha, anota aí lista pra não esquecer de nada:

  • - Móveis (berço, cômoda, poltrona, cama, mesa apoio, nichos e prateleiras);

  • - Papel parede;

  • - Tapete;

  • - Iluminação (pendente, abajur ou outro tipo de iluminação);

  • - Quadros (quadros, painéis, adesivos);

  • - Objetos e acessórios (enfeites, pelúcias, porta retrato, vasos, kit higiene);

  • - Enxoval (kit do berço, kit da cama, almofada amamentação, cortina, porta trecos, cestos, almofadas);


ESTILOS DE QUARTO DE BEBÊ

Se você ainda tem dúvida de qual tema escolher pro quartinho, não tem problema. Saiba que você pode misturar os estilos. O mais importante é você se sentir feliz e ter certeza que o que você escolheu é o que te realmente agrada. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a definir o estilo para o quarto do bebê:

Clássico – sofisticado, elegante, poucas cores;

Provençal - romântico, floral, móveis desgastados, lambris, bucólico;

Moderno – linhas retas, versátil, colorido, funcional;

Retrô – Pés palito, cantos arredondados, cores contrastantes;

Minimalista – Móveis básicos e simples, o mínimo de objetos.


UM ALERTA IMPORTANTE!

Assegure-se que seu berço está certificado de acordo com as normas do Inmetro, através do selo. Ele comprova que o berço passou por testes de qualidade que certificam sua durabilidade, resistência e garantem a segurança do bebê. Tudo no berço é testado: grades, estrado, pintura, rodas, pés, sistema de fixação, modelo e materiais usados no berço.



AJUDA ESPECIALIZADA

A fase da pesquisa é a maior curtição! Mas também pode ser cansativa. A ajuda de um profissional pode ser muito valiosa nesse processo. Uma consultoria ou uma loja especializada no segmento pode ser a solução. O consultor vai te guiar passo a passo o que é precisa fazer. Além de identificar o seu gosto e estilo de vida, o profissional ainda pode criar um planejamento que cabe no seu orçamento. Assim, você vai usar melhor o seu tempo e dinheiro, e investir em produtos que realmente vão fazer diferença nos cuidados com o seu bebê.



* Cínthia Calil Botelho Cifuente é arquiteta, design de interiores e proprietária da Loja Anjo da Guarda – localizada em São José dos Campos.




Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page