top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

As etapas do desenvolvimento infantil

Quais habilidades posso estimular em casa para favorecer o aprendizado cognitivo do meu filho?

Quando nos tornamos mães/ pais não temos a dimensão do quão importante é nos atentar aos marcos de desenvolvimento, as etapas e brincar. Tenho certeza que todos por aqui já tiveram aquela dificuldade de … e agora, como posso estimular meu filho? Ou, qual melhor brinquedo comprar para x idade? Hoje quis trazer esse tema e mostrar um pouquinho que podemos sim buscar informação de qualidade para nos auxiliar nesse processo tão importante que é o desenvolvimento infantil dos nossos filhos.

"À medida que a criança percebe o mundo e interage com ele, o sistema nervoso central se mantém em constante modificação de ordem funcional buscando uma melhor adaptação ao meio, fazendo assim o desenvolvimento do processo cognitivo. "

Vamos lá… Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções.

COGNIÇÃO E APRENDIZADO

O conceito de cognição, nos remete aos processos cognitivos que são desenvolvidos desde a infância até o envelhecimento. É importante ressaltar que desenvolvimento está diretamente relacionado à aprendizagem, ou seja, um não ocorre sem o outro. A aprendizagem é a aquisição de conhecimento e implica então na modificação do sistema nervoso. À medida que a criança percebe o mundo e interage com ele, o sistema nervoso central se mantém em constante modificação de ordem funcional buscando uma melhor adaptação ao meio, fazendo assim o desenvolvimento do processo cognitivo.

Pensando então na importância de estimular a criança com atividades que desempenhem melhor as habilidades cognitivas de acordo com cada faixa etária da criança, segue abaixo algumas habilidades importantes que devem ser notadas conforme as idades de 1 a 7 anos.


ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO


DE 1 a 2 anos

Capaz de construir e empurrar torre de 2 a 4 cubos;

Colocar objeto dentro de um recipiente, seguindo instrução verbal e retira um a um;

Rabiscar papel;

Identificar algumas partes do corpo;

Associar objetos iguais;

Reconhecer figura ou pessoa conhecida;

Folhear livros e revistas;

Retirar uma vestimenta;

Utilizar colher/garfo;

Reconhecer a si em fotografia.


DE 2 a 3 anos

Casos de encontrar objetos iguais;

Realizar encaixes de três peças;

Imitar uma linha vertical e horizontal;

Imitar desenhando um círculo;

Colocar 4 contas grandes num fio;

Construir torre de até 6 blocos;

Nomeiar gravura do seu dia a dia;

Montar quebra cabeça com duas peças;

Dobrar papel pela metade, imitando;

Ter noção de cores e grandeza (grande x pequeno);

Fazer pareamento de 3 cores;

Vestir-se com supervisão;

Lavar e secar as mãos;

Escovar os dentes com ajuda;

Combinar formas geométricas com a figura correspondente.


DE 3 a 4 anos

Capaz de montar quebra cabeça de 5 partes;

Construir torre de até 10/12 blocos;

Desenhar círculo e copia cruz;

Distinguir figura fundo;

Jogar jogos de mesa;

Discriminar e nomear cores, formas, tamanho e comprimento;

Identificar várias partes do corpo;

Ter noção de mais leve e pesado;

Vestir-se sozinho / com pequeno auxílio.


DE 4 a 5 anos

Capaz de identificar detalhes em objetos e desenhos;

Relacionar objetos desenhados;

Ter noção de comprimento e temporal;

Ter conceito de tamanho;

Identificar diferentes cores;

Montar quebra cabeça de 6 partes;

Noções de sequência lógica;

Desenhar quadrado e triângulo;

Desenhar pessoa (6 partes);

Cortar, pintar e colar;

Compreender regras simples de uma atividade;

Vestir-se sem auxílio;

Realizar laço com auxílio.


DE 6 a 7 anos

Conhecer direita e esquerda em a sua frente;

Perceber e combinar figuras abstratas;

Boa memória visual;

Descrever e interpretar cores;

Desenhar figura simples;


Opa, agora sim!! Após esse roteiro com as habilidades cognitivas, conseguimos pensar em atividades que possamos estimular nossos pequenos. Vou adorar ver as ideias que tiveram por aí, que tal postarem nos seus instas e marcar a gente?! Vamos sair da nossa caixa e construir muitaaaa brincadeira funcional com nossos pequenos.


Beijos grande!


*Sofia Régis é Terapeuta ocupacional formada pela UFRJ,Especializada no Conceito Neuroevolutivo - Bobath infantil, com Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres e Aprimoramento em Neurodesenvolvimento Infantil.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page