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Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Alfabetização, como acontece


Ano letivo iniciando, os responsáveis e suas crianças estão ansiosos por esse novo ciclo que se inicia. Principalmente para os pequenos que estão sendo alfabetizados ou ainda se encontram no processo. Naturalmente os pais possuem algumas dúvidas sobre o processo de alfabetização dos seus filhos. Como esse processo é realizado nas escolas e em casa? Quais são as atividades que auxiliam? Para alguns, a alfabetização é de responsabilidade da escola. Para outros, ela é uma parceria entre os pais e a escola. Existe o tabu de que alfabetizar significa apenas ensinar as crianças a aprender a ler. Mas vai muito além, envolve algumas características significativas que podem beneficiar ou prejudicar o processo de aprendizagem.


TEMPO DE ALFABETIZAR

A alfabetização pode ser definida como o processo de aprendizagem do alfabeto em que as crianças desenvolvem a habilidade de leitura e escrita de forma que consigam se expressar no ambiente em que estão inseridas. É Neste período que os educadores mais utilizam o alfabeto, desenvolvendo atividades que envolvam o aprendizado das letras, números e símbolos, promovendo a formação de palavras básicas, além de sílabas e frases curtas.


Já na Educação Infantil, as atividades conseguem desenvolver habilidades de leitura, compreensão de pequenos textos e a operação de números. Podemos dizer que a alfabetização é a base para que os alunos consigam as competências necessárias para avançar nos próximos níveis escolares. Você já deve ter ouvido que dentro desse processo existe uma diferença entre alfabetização e letramento?


"A parceria entre a escola e a família é fundamental. Juntos, ajudam a promover o desenvolvimento e interação das crianças, influenciando positivamente no processo de aprendizagem infantil."

ALFABETIZAÇÃO x LETRAMENTO

Embora elas sejam desenvolvidas em conjunto nos primeiros anos da Educação Infantil, e integrarem o mesmo processo de aprendizagem, a leitura e escrita possuem sentidos diferentes, chamados de "alfabetização e letramento". As crianças desenvolvem importantes as habilidades e competências para interpretar, organizar e compreender textos, incluindo discursos e reflexões. Tudo isso enquanto reconhecem as letras, memorizam o alfabeto e aprendem a formação de palavras e frases.


O letramento é o processo em que os alunos irão reunir os conhecimentos utilizados na alfabetização e interpretar não só a escrita, como também os números. O letramento vai além de apenas aprender sobre as letras e símbolos, está relacionado com a compreensão de que as crianças possuem sobre a língua, interpretando-a e aplicando em diferentes contextos. Uma criança alfabetizada consegue ler e escrever, mas pode ter dificuldades em utilizar essas habilidades, caso não esteja habituada em utilizá-las no dia a dia. Enquanto isso, uma criança que passou pelo processo de letramento possui o domínio da escrita e leitura e consegue aplicá-la em diversos momentos.

PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA

O processo de alfabetização é um momento muito importante para as crianças em fase de aprendizagem e para que essa etapa tenha resultados satisfatórios é fundamental que exista uma parceria entre a escola e a família. Juntos, ajudam a promover o desenvolvimento e interação das crianças, influenciando positivamente no processo de aprendizagem infantil. Os pais e a família, assumem a rsponsabilidade de apresentar às crianças o mundo da alfabetização.


Isso porque o processo de aprendizagem e alfabetização começa bem antes da sua entrada na escola. Ele inicia no nascimento, quando a criança, ainda bebê, tem contato com os primeiros livros e observa as pessoas ao seu redor lendo. Ações simples, como ler uma historinha antes de dormir, usar letras nas brincadeiras, oferecer gibis ou livros, além de realizar brincadeiras como escrever listas ou cartinhas e desenhar, são ótimas opções para estimular as crianças no processo de alfabetização e aprendizagem.


RESULTADO POSITIVO

O papel da escola é fundamental. Ela tem como função principal oferecer toda a estrutura necessária, Incluindo professores capacitados, espaço e estratégias de ensino que despertem o interesse das crianças no aprendizado. É fundamental que elas ofereçam salas de aula atrativas, com recursos inovadores e metodologias ativas, que ajude a criança a se tornar protagonista de sua caminhada. Essa parceria ativa proporciona às crianças mais autonomia, curiosidade, além de instigá-los no processo de aprendizagem. O apoio dos pais é essencial, pois garantem que o desenvolvimento e aprendizado seja mais rápido e significativo para as crianças.


* Carlayne Carvalho é Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga, Especialista em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce, Terapeuta Certificada ESDM pelo Mind Institute UC/Davis

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