top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Toda mãe precisa de cuidados


Toda mãe precisa de cuidados

Mãe é aquela pessoa que acaba colocando todo mundo na sua frente. Ela organiza, gerencia, sabe a agenda de todo mundo, marca pediatra, dá remédio, fica acordada pra ver se está com febre, organiza alimentação, vê lanche da escola...


É tarefa que não acaba mais. Mãe tem uma carga mental gigante, não é mesmo? Mas quem cuida de você, mamãe? Toda mãe precisa de cuidados


Eu fico pensando, onde aparece tempo para você se olhar um pouquinho? Em minha profissão acabo acompanhando muitas gestantes. A gestação é um período mágico, em que a mulher está se tornando mãe e tem um bebezinho sendo formado.


Toda mãe precisa de cuidados

Ela precisa de uma quantidade de nutrientes enorme, suplementação e de uma alimentação muito saudável, prometo que falo sobre esse assunto em outra coluna, ta? As gravidinhas recebem atenção da família, do marido, têm um acompanhamento médico regular, afinal, tem bebê ali dentro que está em pleno desenvolvimento. Mãe e filho precisam mesmo de todo o cuidado.


Ao nascer, o bebê continua sendo cuidado por todo mundo, família, pediatra... O bebê demanda muita atenção, principalmente materna por causa da amamentação e do vínculo mãe-filho. Até aqui, tudo bem. Não tem nada de errado com isso. Mas com tantas coisas acontecendo, a vida dando uma reviravolta, noites mal dormidas. Tia mãe precisa de cuidados ... Muitas vezes me perguntei: “Quem cuida da mãe?”


Um tempo para a mãe

Toda mãe precisa de cuidados

Sim, mamães precisam de cuidado, de uma rede de apoio para que se sintam menos sobrecarregadas. Nesse período de amamentação em livre demanda, existe um hormônio importante envolvido na produção de leite materno chamado ocitocina.


Para que esse hormônio seja liberado, a mãe precisa de um ambiente calmo, sem muitas preocupações.


Fora isso, é importante que toda mãe tenha um acompanhamento nutricional durante a amamentação, pois assim como a gestação, esse período também requer uma quantidade de nutrientes adequada. Isso proporciona uma melhor qualidade do leite materno, e também a manutenção da saúde materna.


Quando os bebês crescem um pouco, quando as crianças já ficam um pouquinho maiores, é fundamental que a mãe encontre espaço para se cuidar. Afinal, você é o exemplo, o modelo para seu filho. Quando falamos de alimentação, é importante que você tenha no prato alimentos que gostaria que seu filho também comesse.


Legumes e verduras, que são alimentos que as crianças apresentam maior resistência, são fontes de vitaminas e minerais, além de fitoquímicos e fibras. A longo prazo, com o consumo diário, eles melhoram a energia e disposição, assim melhorar a imunidade.


Como cuidar da mãe?

Aí vão algumas orientações para cuidar mais de você e da sua alimentação:

  • Marque seu médico e faça exames de rotina.

  • Faça uma atividade física. Ela vai te ajudar a ter mais disposição, a dormir melhor, melhorar a imunidade, controlar o estresse...

  • Cuide da sua alimentação. Prefira produtos mais naturais, nada de conservantes e corantes.

  • Use o congelador, ele é seu amigo. Ter refeições congeladas economizam seu tempo que já é curto.

  • Leia rótulos, escolha produtos com poucos ingredientes. Alguns produtos industrializados saudáveis ajudam na correria do dia a dia. Pergunte para a sua nutri, ela vai te ajudar.

  • Tome seus suplementos, principalmente se você está amamentando.

E por fim, lembre-se que: “Quando você se cuida, você cuida melhor do seu filho”


Vanessa é nutricionista especialista em Nutrição Materno-Infantil e Nutrição Clínica, com foco em atendimento Pediátrico, Tentantes, Gestantes e Lactantes


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page