top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Consulta de rotina no pediatra


Por que é tão importante? Os dois primeiros anos de vida compõem parte dos chamados “1.000 dias”, período conhecido como “janela de oportunidades”. Nesses “1.000 dias” a criança tem um intenso crescimento e desenvolvimento e o seu acompanhamento é fundamental para a manutenção da sua saúde a longo prazo


"A escolha acertada do pediatra e a importância da confiança que a mamãe deposita nele são fundamentais para que a criança cresça saudável."

Por que tantas consultas?

O acompanhamento periódico e as consultas de rotina servem para identificar quais os riscos que a criança poderá ter e evitar ou tratar eventuais problemas com antecipação.

O pediatra também é o responsável por alertar sobre as vacinas e checar o peso e a estatura do bebê, para ver se ele se desenvolve corretamente. A visão e a audição também devem ser checadas regularmente, pois a avaliação antecipada de algum possível problema pode evitar uma série de frustrações, doenças e sequelas. Avaliação dos marcos de desenvolvimento motores e sensoriais, são essenciais.


A escolha acertada do pediatra e a importância da confiança que a mamãe deposita nele são fundamentais para que a criança cresça saudável.

Para ter saúde a longo prazo, incluindo adolescência e vida adulta, é essencial que o início de uma vida tenha o acompanhamento periódico pediátrico adequado.

O acompanhamento pediátrico regular na infância é a melhor forma de reconhecer se a criança está evoluindo de forma saudável. Esse acompanhamento ajuda os pais a compreender o desenvolvimento de seus filhos e a entender o universo infantil, além de prevenir doenças crônicas.


Quando devo voltar a consulta?

No primeiro ano de vida as consultas são mensais, no segundo ano são trimestrais, no terceiro ano semestrais e após os 4 anos devem ser feitas pelo menos uma vez por ano.

Uma dica é sempre que acabar a consulta do seu filho(a), já solicitar a secretária o agendamento do retorno. Se a sua rotina é corrida, a dica é anotar os dias das consultas em uma agenda ou criar um lembrete no celular para não se esquecer.

Lembre-se que as visitas regulares ao pediatra são fundamentais para que o seu filho cresça e se desenvolva saudavelmente.


*Bruna é médica pediatra, formada pela UNESA desde 2016, com residência em Pediatria no Hospital Municipal Jesus. Cursa pós-graduação em Nutrição Materno Infantil pela FAPES. Também é consultora de amamentação.

Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page