top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Como armazenar o leite materno


Como armazenar o leite materno

Muitas mulheres optam por armazenar o leite materno para garantir que seus bebês tenham acesso a ele mesmo quando não estão presentes. As dúvidas surgem justamente nassa hora.


Se você não conhece a melhor maneira de armazenamento, leia as nossas dicas e garanta saúde e segurança para o seu bebê.


Saiba que, quando guardado na geladeira, o prazo de validade do leite materno será de 12 horas. No uso do freezer ou congelador, o leite deve ser congelado logo após a retirada. A validade, neste caso, estende-se para até 15 dias, se assim for mantido.


Antes de mais nada, o leite materno é o alimento mais importante para os recém-nascidos. É rico em nutrientes e anticorpos que ajudam a proteger os bebês contra doenças e infecções. Por isso, é importante que a mãe reserve um tempo para realizar o processo de ordenha e armazenamento.


A extração do leite deve ser realizada com cuidado e higiene, para impedir a contaminação e o prejuízo à sua qualidade. Para isso, alguns procedimentos devem ser seguidos:

Antes de iniciar a coleta

  • Retire anéis, pulseiras e relógio;

  • Coloque touca ou lenço limpo para cobrir os cabelos;

  • Utilize máscara ou amarre um lenço/tecido limpo sobre a boca;

  • Lave as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão;

  • Lave as mamas apenas com água limpa;

  • Seque as mãos e as mamas com papel-toalha (evitando deixar resíduo de papel) ou com um pano limpo;

  • Retire o leite do peito com as mãos, com bomba manual ou elétrica.

Durante a retirada do leite

  • Deixar preparado o frasco que vai utilizar para a coleta;

  • Procure estar relaxada, sentada confortavelmente, respirar com calma e pensar no bebê;

  • Faça movimentos circulares com a ponta dos dedos em toda a aréola (parte escura da mama), massageie toda a mama, mantendo os movimentos circulares;

  • Coloque o polegar acima da linha que delimita o fim da aréola e ponha os dedos indicador e médio abaixo dela;

  • Firme os dedos e empurre-os para trás em direção ao tronco;

  • Aperte o polegar contra os outros dedos com cuidado, até sair o leite;

  • Não deslize os dedos sobre a pele. Aperte e solte, aperte e solte muitas vezes;

  • No caso do uso de uma bomba, também chamada de ordenhadeira, basta encaixá-la na mama e ligar, que ela fará pressão para que o leite saia;

  • Despreze os primeiros jatos ou gotas;

  • Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, com a parte interna voltada para cima;

  • Após terminar a coleta, feche bem o frasco, guarde-o no congelador ou no freezer, certificando-se de que o recipiente esteja identificado com nome, data e horário do início da coleta.


Como armazenar o leite materno

Como armazenar o leite materno

Existem várias maneiras de armazenar o leite materno, e a escolha depende das necessidades e preferências de cada mãe.


Veja algumas opções para armazenar o seu leite de forma segura e eficaz:



Armazenamento em recipientes de vidro ou plástico

Uma das maneiras mais comuns de armazenar o leite materno é em recipientes de vidro ou plástico. Esses recipientes devem ser limpos e esterilizados antes de usar. É importante usar recipientes que possam ser vedados hermeticamente para evitar vazamentos e contaminação.


O leite materno pode ser armazenado em temperatura ambiente por até seis horas. Se for necessário armazenar por mais tempo, deve ser mantido na geladeira por até cinco dias. Se o leite for armazenado no freezer, pode durar até seis meses.

ATENÇÃO! É importante rotular os recipientes com a data e hora da coleta para garantir que o leite seja usado dentro do prazo de validade.


Armazenamento em sacos de armazenamento de leite

Os sacos de armazenamento de leite materno são projetados especificamente para armazenar o leite materno. Eles são feitos de materiais seguros para alimentos e são estéreis. Eles são fáceis de usar e podem ser armazenados na geladeira ou no freezer.

Os sacos de armazenamento de leite materno têm uma capacidade menor do que os recipientes de vidro ou plástico, mas são ideais para armazenar quantidades menores de leite materno. Não esqueça de rotular também os sacos com a data e hora da coleta, e o volume de leite contido em cada saco.


Armazenamento em copos de vidro

Algumas mães optam por armazenar o leite materno em copos de vidro. Os copos de vidro devem ser limpos e esterilizados antes de usar. O leite materno pode ser armazenado em copos de vidro na geladeira ou no freezer. É importante cobrir o copo com uma tampa para evitar a contaminação.


Os copos de vidro são uma boa opção para armazenar grandes quantidades de leite materno, pois têm uma capacidade maior do que os sacos de armazenamento de leite materno. Mais uma vez, é importante rotular os copos com a data e hora da coleta, e o volume de leite contido em cada copo.


Independentemente do método escolhido,lembra-se de que o leite materno é um alimento perecível e deve ser armazenado corretamente para garantir a segurança do bebê.


Além disso, é importante que as mães lavem as mãos antes de coletar o leite materno e que limpem e esterilizem todos os recipientes antes de usá-los.


Como descongelar o leite materno


Como armazenar o leite materno

Para descongelar o leite materno, o frasco deverá ser retirado do congelador ou freezer e colocado em banho-maria, na água quente, com o fogo já desligado.


O frasco deve ser agitado lentamente para misturar seus componentes, até que não reste nenhum gelo. O leite não deve ser fervido e nem aquecido em micro-ondas, pois esse tipo de aquecimento pode destruir os fatores de proteção.


Uma boa dica para verificar a temperatura correta é pingar algumas gotas na parte interna do pulso. O leite deve estar em torno de 40º, levemente acima da temperatura corporal humana.


Quando descongelado, retirar apenas a quantidade que será consumida pelo bebê. O restante deve ser conservado na geladeira por até 12 horas. Após este período, o leite que estiver na geladeira deve ser descartado.


Como armazenar leite materno em viagem

Vai viajar por mais tempo e não sabe o que fazer? É desafiador, mas é possível fazê-lo com segurança e eficácia.


  • Uma opção é usar um refrigerador portátil para manter o leite materno fresco durante a viagem.

  • Certifique-se de ter gelo suficiente para manter o refrigerador frio e armazene o leite materno em recipientes estéreis, como sacos de armazenamento de leite materno, copos de vidro ou recipientes de plástico com tampa hermética.

  • Rotule cada recipiente com a data e hora da coleta para garantir que o leite materno seja usado dentro do prazo de validade.

  • Se não for possível levar um refrigerador portátil, o leite materno pode ser armazenado em sacos térmicos ou caixas térmicas com gelo seco ou gelo em cubos.Esses métodos são úteis para transportar o leite materno em viagens de avião, por exemplo.


Ao chegar ao destino, o leite materno pode ser armazenado na geladeira ou no freezer do hotel ou da casa onde a mãe está hospedada, conforme as orientações apresentadas anteriormente. Esperamos ter te ajudado ; )


Fonte: Ministério da Saúde



Equipe Conversas Maternas

Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page