top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Mãe de primeira viagem


Mãe de primeira viagem - Mãe  deitada com bebê no colo na cama da maternidade

Olá, mãe de primeira viagem! Se você está lendo este texto, é bem provável que esteja pensando, "Sou mãe, e agora?".


A chegada de um bebê é um momento de muita alegria, mas também de muitas dúvidas e incertezas. É normal se sentir um pouco perdida nesse início, afinal, a maternidade é uma experiência única e diferente para cada mulher.


Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudá-la com informações importantes sobre os cuidados com o seu bebê e sobre a sua saúde física e emocional nesse momento tão especial. Vamos juntas desbravar essa nova jornada?


A PRIMEIRA NOITE DA MÃE COM O BEBÊ

Uma dica importante para a primeira noite em casa com o bebê é tentar descansar sempre que possível, mesmo que seja por períodos curtos de tempo. Muitas vezes, as mães ficam tão preocupadas com o bem-estar do recém-nascido que acabam negligenciando a própria saúde e acabam exaustas.


Para evitar isso, é importante que, sempre que possível, você tente descansar enquanto o bebê estiver dormindo, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Além disso, lembre-se de manter o quarto tranquilo e confortável para o bebê, com uma temperatura agradável e pouca iluminação, para que ele possa dormir tranquilamente... Aqui vão algumas dicas valiosas para cuidar do seu bebê:


Primeiros cuidados com o bebê

Os primeiros cuidados com o bebê são muito importantes para garantir que ele cresça saudável e feliz. Logo após o nascimento, o bebê deve ser colocado em contato com a mãe para que possa sentir seu cheiro e criar laços afetivos. O primeiro banho deve ser dado pela equipe médica, ainda na maternidade. Em casa, os banhos devem ser dados em um ambiente aquecido, com água morna e sabonete neutro.


Amamentação

A amamentação é essencial para o desenvolvimento saudável do bebê e também ajuda na recuperação da mãe. É recomendado que o bebê seja amamentado exclusivamente no seio até os 6 meses de vida, salvo em casos específicos indicados pelo pediatra. Durante a amamentação, é importante que a mãe esteja confortável e em uma posição adequada para evitar dores.


Trocas de fraldas

As trocas de fraldas devem ser feitas com frequência para evitar assaduras. Lembre-se de limpar bem a região genital com água e sabão neutro, secar bem e aplicar uma camada fina de pomada para prevenir assaduras.


Sono do bebê

Os recém-nascidos dormem cerca de 16 horas por dia e geralmente acordam a cada 3 horas para mamar. É normal que o sono do bebê seja agitado e que ele acorde diversas vezes durante a noite. Tente manter um ambiente tranquilo e escuro para ajudar o bebê a dormir melhor.


Cuidados com o umbigo do bebê

O coto umbilical deve ser mantido limpo e seco para evitar infecções. O ideal é que seja limpo com álcool 70% após cada troca de fraldas e que a fralda não cubra a região.

É importante lembrar que cada bebê é único e possui suas particularidades.


Por isso, não se assuste se o seu filho não se comportar exatamente como descrito nos livros ou manuais. Confie em seus instintos e, sempre que necessário, busque ajuda profissional.



Para ajudá-la nessa jornada incrível, disponibilizamos um ebook completo com informações valiosas sobre os primeiros cuidados com o bebê da dra Bruna Mello. Nele, você encontrará dicas sobre amamentação, trocas de fraldas, sono, cuidados com o umbigo e muito mais.


Como mãe de primeira viagem, é normal ter muitas dúvidas e preocupações sobre como cuidar do seu bebê. Mas não se preocupe, com o tempo, você irá se acostumar com a rotina e se sentir mais segura.


Lembre-se sempre de que, apesar de desafiador, cuidar de um bebê é uma experiência incrível e gratificante. Parabéns pela chegada do seu bebê e boa sorte nessa nova fase da vida!



*Geovanna Tominaga é jornalista, educadora parental, especialista em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil. Estudante de Psicologia e mãe de primeira viagem do Gabriel.

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page