top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Quando começar a estimular um Recém-nascido? 


Quando começar a estimular um Recém-nascido?

E se eu te contar que o desenvolvimento infantil da criança começa desde o período gestacional, você vai acreditar?

Hoje em dia muito se fala sobre os primeiros 1000 dias. O chamado "Intervalo de Ouro", é tão importante e fundamental para o destino das crianças, pois ele pode mudar radicalmente o crescimento, desenvolvimento infantil, e impactar diretamente nas questões intelectuais e sociais do indivíduo. Leia este artigo e saiba quando começar a estimular um recém-nascido.


Como estimular um recém-nascido


Vamos lá! Pensando logo após o nascimento, restando 730 dias dos 1000 dias, vamos colocar a mão na massa e começar a estimular o nosso bebê que acabou de chegar a esse mundo rodeado de oportunidades. Hoje vou aproveitar esse novo canal de informação, aqui na coluna Conversas Maternas, para dar algumas dicas e orientações de como podemos construir o hábito do brincar de forma afetiva e favorecer o estímulo dos nossos pequenos desde o primeiro dia de vida.


Ao nascer, as primeiras impressões visuais do bebê são de luz e escuridão. Este é o motivo pelo qual muitos brinquedos que encontramos em lojas infantis sugeridos para recém-nascidos são em preto e branco e/ou em alto contraste. Nesta fase inicial o ideal é brincar com bastante objetos de contraste, como cards de estimulação visual, por exemplo. É através da visão que o bebê começa a se perceber no espaço e construir um elo entre o interesse e a exploração pelo outro, pelos objetos e espaço do qual ele vive.


Aproveite para fazer o download dos cards de estimulação visual do bebê aqui!


Quadrado - Sofia Regis - Card de estimulação visual (1)
.pdf
Download PDF • 737KB

Retangulares - Sofia Regis - Card de estimulação visual (1)
.pdf
Download PDF • 1.54MB

Outra dica para estimular a visão do bebê é um recurso super simples e que garanto que a maioria das mulheres tem em casa. Sabe aquele famoso batom vermelho que usávamos e está guardado após a chegada do bebê? Então, é ele mesmo que iremos usar, mas agora para estimular nosso filho.


Como a visão do bebê ainda é turva, sem foco e está em desenvolvimento, passar batom vermelho e conversar com o bebê, bem de frente a ele, sorrir, abrir e fechar os lábios, mandar beijo, isso tudo manterá atenção, foco e fixação visual e fará ele direcionar o olhar para você/seu rosto.


Essa é uma ótima brincadeira para a construção de vínculo. Que tal aproveitar essa atividade e passar batom vermelho no papai, na vovó, no vovô? Assim o bebê que já está com o vínculo mega estabelecido com a mamãe também pode construir novos vínculos afetivos com os outros familiares e cuidadores. Essa é uma brincadeira maravilhosa, brincar com a nossa voz, fazer gestos e movimentos com as mãos muitas das vezes permite uma interação mais efetiva com o bebê do que um próprio brinquedo.


Bebês também brincam

Quando começar a estimular um Recém-nascido?

Ah, agora eu usei uma palavra que muitos pais me questionam. Mas Sofia, recém-nascidos brinca? E eu sempre digo: “Mas é claro que sim!". Digo que o brinquedo principal e clássico que todo bebê deve ter é o chocalho. Pode parecer um brinquedo simples, mas o chocalho tem um papel fundamental no estímulo visual, auditivo e tátil do nosso sistema sensorial.


É através do chocalho que conseguimos identificar se o bebê é capaz de direcionar a cabeça em direção ao som, se ele percebe o som ao redor e faz busca visual e/ou se tem uma iniciativa motora para ir de encontro ao barulho emitido. Geralmente o chocalho é um brinquedo de fácil manejo. Quando o bebê é capaz de agarrar o objeto, balançar e perceber que emite um som, ele se dá conta que todo ação tem uma reação. Opa, eu pego, balanço e ele faz som... oba, vou fazer mais! Essa é a cabeça do bebê enquanto brinca rs.


"Poxa Sofia, mas não tenho condições de comprar um chocalho". Não seja por isso, vamos de recursos baratos que TO aqui ama. #DICADATO Uma garrafa pet pequena e grãos de feijão são sucesso. Esse é o tal do chocalho raiz que faz o maior sucesso em qualquer lar. Garanto que é certeiro.


Por fim, não podia deixar de registrar aqui um dos mais importantes estímulos motores para os bebês que é o chamado Tummy time. Traduzido do inglês, a hora da barriga é um coloquialismo para colocar as crianças em posição de bruços, quando ACORDADAS e SUPERVISIONADAS, para incentivar o desenvolvimento dos músculos do pescoço e do tronco, evitando assim, deformações do crânio. Está postura favorece o desenvolvimento de várias partes do corpo:


  • Cérebro: integração dos sistemas sensoriais, desenvolvimento cognitivo e consciência do ambiente.

  • Cabeça: previne deformidades. (Plagiocefalia)

  • Olhos: desenvolvimento óculo-motor. - Braços: fortalece e prepara musculatura para desenvolver alcance e engatinhar. - Mãos: formação dos arcos da mão e coordenação motora fina. - Pescoço: fortalece músculos do pescoço e auxilia no controle de cabeça.

  • Coluna: fortalece musculatura postural, desenvolve alinhamento adequado para coluna vertebral. - Pernas: ajuda a desenvolver musculatura para engatinhar. - Quadris: ajuda a desenvolver músculos do quadril e promove alongamento. - Barriga: melhora gases e constipação intestinal.


Ufa, acho que já dei bastante dicas do que podemos fazer nesse início dos 730 dias não é?! Rs... Brincar deve ser considerado como uma das atividades mais importantes da criança, desde o nascimento. Oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida para seus filhos é mais eficaz e gera menos custo do que tentar reverter ou minimizar os problemas mais tarde.


Por isso, durante esse período faz muito sentido aquela frase que minha mãe ama falar “é melhor prevenir do que remediar”.


Aproveito para desejar aqui um Feliz Dia das Mães para ela, que tanto amo. Beijos mãezinha Denízia Régis.

*Sofia Régis é terapeuta ocupacional formada pela UFRJ, Especializada no Conceito Neuroevolutivo - Bobath infantil, com Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres e Aprimoramento em Neurodesenvolvimento Infantil.

Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page