top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Marcos do Desenvolvimento


O que são os Marcos do Desenvolvimento na Primeira Infância? Muitos pais já ouviram esse termo, mas nem sempre sabe o que significa na prática.


Basta tornar-se pai ou mãe para aprender essa expressão nunca antes observada, os "Marcos do Desenvolvimento”.


No decorrer dos primeiros anos do bebê, a cada consulta no pediatra, esses marcos vão sendo acompanhados pelo médico. Na maioria das vezes, os pais acreditam que esta é uma tarefa apenas dos especialistas da área da saúde, mas saiba que os cuidadores também devem se informar para, assim, poder acompanhar a evolução da criança ao longo do crescimento. Quem conhece mais os filhos do que os próprios pais? O QUE SÃO OS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO

Os marcos do desenvolvimento infantil são referências usadas para acompanhar a evolução das crianças. Esse termo é usado para conceituar uma série de parâmetros que indicam como está ocorrendo o crescimento dos pequenos.


É claro que esses parâmetros servem para termos uma base de quais habilidades a criança pode adquirir em cada fase da infância e não deve ser usada para fazer comparações. Cada criança é única e tem o seu próprio ritmo, mas devemos ficar atentos e prestar atenção para identificar possíveis atrasos. Por isso, é tão importante os pais saberem que marcos são esses.


Baixe o checklist do CDC (Centro de Prevenção e Doenças dos EUA) em português e acompanhe como anda o desenvolvimento da sua criança!

Checklist Marcos do Desenvolvimento CDC
.
Download • 3.15MB

ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO

Antes de mais nada, é preciso entender que o desenvolvimento infantil compreende diversas áreas: a cognitiva, a motora, a linguagem e desenvolvimento sócio emocional. Desde o nascimento, as crianças já são capazes de aprender. O período que vai de 0 aos 5 anos de idade é crucial para o desenvolvimento das habilidades básicas que vão ser o alicerce para toda a vida. A neurociência comprova que, em média, 85% do cérebro é desenvolvido neste período. Exatamente por isso, entender sobre as dificuldades e/ou atrasos na infância, pode ajudar a detectar déficits e garantir um tratamento precoce.

PAPEL DOS PAIS

Quando os pais estão atentos quanto as aquisições das habilidades de seus filhos, é possível também garantir um ambiente rico em estímulos saudáveis, proporcionar experiências diversas e brincadeiras que desenvolvam certas habilidades. Caso seja detectado qualquer atraso no desenvolvimento da sua criança, não deixe de conversas com o pediatra.

PAPEL DO MÉDICO

Só um especialista poderá confirmar qualquer anormalidade no desenvolvimento da criança. Por isso, não deixe de pedir uma avaliação profissional em caso de suspeita. A caderneta de saúde do Ministério da Saúde, Ed.3/2021) traz um screening que todo médico deve fazer durante a consulta. A Caderneta da Criança é o instrumento que auxilia no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. E todo cidadão tem direito a receber um exemplar assim que nasce. CADERNETA DA CRIANÇA

Na caderneta, constam os marcos de desenvolvimento neuropsicomotor, desenvolvimento afetivo e cognitivo/linguagem para acompanhamento dos profissionais que atendem a criança. (Faça o download aqui). A novidade da terceira edição é a inclusão do instrumento Checklist M-CHAT-R/F. A escala M-CHAT-R auxilia na identificação de pacientes com idade entre 16 e 30 meses com possível Transtorno do Espectro Autista (TEA). O instrumento pode ser utilizado por qualquer profissional da saúde, e deve ser respondido pelos pais ou cuidadores durante a consulta.

ATENÇÃO!!

A avaliação pela M-CHAT-R é obrigatória para crianças em consultas pediátricas de acompanhamento realizadas pelo Sistema Único de Saúde, segundo a Lei nº 13.438, de 26 de abril de 2017. Exames clínicos também podem fazer parte da avaliação, como os de audição, visão e outros. Quanto mais cedo for diagnosticada a causa do atraso, mais cedo começam as intervenções e melhores serão os resultados no futuro.


*Geovanna Tominaga é jornalista, educadora parental, especialista em Neurociência, Educação e DesenvolvimentoInfantil. Estudante de Psicologia e Psicopedagogia, mãe de primeira viagem do Gabriel.





Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page