top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

O sono das crianças


O sono das crianças- bebê dormindo

Eu sei que o sono das crianças é um assunto pertubador e deixam muitas famílias de cabelo em pé. Por isso, hoje eu vou compartilhar com vocês algumas dicas que podem ajudar você e a sua família neste momento.


Primeiro, é importante lembrar que o sono é essencial para o desenvolvimento e crescimento infantil. Ele afeta diretamente o humor, comportamento, aprendizagem, atenção, raciocínio, memorização e entre outros.


Portanto, se ele está diretamente ligado com o processo de desenvolver e crescer, e o maior período de desenvolvimento nossas vidas ocorre até os 2 anos de idade, vocês concordam comigo que é importantíssimo que tenhamos atenção e cuidado com o sono das crianças desde o início?


O sono das crianças

O sono deve ser valorizado e ter uma rotina desde o nascimento. É muito importante já estabelecermos uma rotina e ir mostrando para as crianças que existem os períodos de sonecas, os momentos de sono diurno e noturno; estabelecer rotina e horários, e encaixar as atividades do dia respeitando essas janelas de sono.


O mais importante de tudo é ofertamos um ambiente propício para dormir. Então, aqui vão algumas dicas essenciais que servem para todas as idades:


  • Nada de telas, músicas, atividades muito coloridas pelo menos 1 a 2 horas antes do sono;

  • Ambiente de sono é local escuro com no máximo um luz indireta baixa, e deve ser calmo!

  • No local de sono podemos ter no máximo uma música baixa e relaxante com ruídos branco ou sons da natureza que ajudam no adormecimento;

  • Sempre estabeleça rotina e horários, faça isso para todas atividades do dia e inclua os momentos de soneca ou sono noturno nela e deixa sua criança ciente disso, isso ajuda no processo de adormecimento;

  • Evite brincadeiras, atividades, passeios no horário que seria de sono do seu filho pois isso atrapalhará com que ele consiga se calmar e entrar no estado de sono posterior.

  • Sempre veja fatores que podem atrapalhar a qualidade do sono: local que dorme, se tem insetos ao redor, se tem barulhos, fraldas sujas, roupas apertadas, temperatura… tudo isso influencia na qualidade do sono das crianças.



Meu bebê nasceu. E agora?


Espero que estas dicas ajudem você no dia a dia com as suas crianças. Faça os ajustes necessários e observe o que pode estar afetando o sono do seu filho ou filha.


Até a próxima!



* Bruna Mello é médica pediatra, formada pela UNESA desde 2016, com residência em Pediatria no Hospital Municipal Jesus. Cursa pós-graduação em Nutrição Materno Infantil pela FAPES. Também é consultora de amamentação.

Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page