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Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Atraso no desenvolvimento, como avaliar?


Os pais tem se preocupado cada vez mais quando notam algum atraso no desenvolvimento dos filhos mas não sabem o que fazer.


Sabia que existem testes de triagem para avaliar esse atraso, e são eles que nos norteiam sobre o nível de atraso no desenvolvimento infantil e as intervenções necessárias no tratamento.


Como avaliar atrasos no desenvolvimento

Muitas famílias chegam a mim sem saber como é uma avaliação de desenvolvimento infantil. Então, hoje vou falar da Escala de Triagem Denver, que verifica o atraso no desenvolvimento infantil. Geralmente ela é o ponta pé inicial de todas as minhas avaliações.


Escala de triagem Denver é um protocolo de avaliação que permite observar se a criança está dentro do que é esperado para cada fase do desenvolvimento infantil. Este instrumento é destinado para crianças desde o nascimento até os 6 anos de idade.


Escala de Triagem Denver

O Denver é uma escala de triagem que verifica o risco ou o atraso no desenvolvimento infantil. Ele é um dos testes mais utilizado no Brasil, sendo empregado também em diversos países.


Esta escala foi desenvolvida por Willian K. Frankenburg em 1967, na universidade de Colorado, Denver, para ser aplicada em crianças de até 6 anos de idade tendo como objetivo realizar triagem de crianças assintomáticas com possíveis atrasos de desenvolvimento e monitorar as crianças que tenham risco para possíveis atrasos no desenvolvimento, por exemplo: crianças prematuras.


Avaliação na prática

A triagem é realizada considerando quatro áreas primordiais do desenvolvimento:

  • Pessoal -Social : relacionamento com as pessoas, autocuidado e atividades de vida diárias (AVD);

  • Motor-fino adaptativo: coordenação olho-mão, manipulação de objetos pequenos e solução de problemas;

  • Linguagem: audição, compreensão e linguagem;

  • Motor-grosseiro: sentar, andar, pular;

Este instrumento inclui avaliação de comportamento social e pessoal, linguagem e habilidades motoras preconizadas como típicas do desenvolvimento.


O desenvolvimento cognitivo da criança é avaliado pela capacidade de compreensão de instruções, conceituação de palavras, nomeação de figuras e habilidades pessoal-social.


Ao final, avalia-se também o comportamento da criança durante a aplicação da escala. Avalia-se se ela está atenta, tímida, cooperativa, entre outros.


Aplicando o teste

Os materiais utilizados para aplicação da escala são: lã vermelha, chocalho do cabo fino, lápis vermelho, figuras: gato, cachorro, pássaro e menino, sino, boneca pequena de plástico, bola de tênis, 8 blocos coloridos, copo com boca larga, mamadeira pequena e folha de papel em branco.


A aplicação do teste se dá inicialmente através da pergunta da idade da criança para a família e assim verifica-se se a criança é capaz de realizar os itens que foram cortados pela linha da escala. Caso a criança seja prematura à necessidade de corrigir a idade, onde essa correção é feita somente até os 2 anos.


Será marcado P- passou e foi capaz de realizar, F- falhou, quando não é capaz, NO- sem oportunidade ou não possível de observar, R-recusa.


Após a aplicação da escala, é possível que o terapeuta faça uma interpretação e observação do desenvolvimento desta criança e com isso oriente aos pais sobre como estimular o filho da melhor maneira, em casa/escola, no que diz respeito aos itens que a criança apresentou um risco para desenvolvimento.


O resultado da avaliação

A avaliação pode ser uma base para o início de alguma terapia ou como base para uma futura reavaliação. Este é um ótimo teste para que possamos identificar os pontos dos quais precisamos estimular nossos filhos de acordo com cada faixa etária.


Seja uma criança típica ou atípica, a Denver é um grande aliado para o nosso olhar sobre como está o desenvolvimento infantil dos nossos filhos.

*Sofia Régis é terapeuta ocupacional formada pela UFRJ, Especializada no Conceito Neuroevolutivo - Bobath infantil, com Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres e Aprimoramento em Neurodesenvolvimento Infantil.

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