top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Alimentação saudável na Educação Infantil


Alimentação saudável na educação infantil - menino comendo fruta

A alimentação saudável deve ser observada na Educação Infantil, e em casa, todos os dias! Mas hoje, em 31 de março, celebramos o "Dia Mundial da Saúde e Nutrição" com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada para manter uma boa saúde.


Infelizmente, muitas crianças ainda sofrem com erros na alimentação que podem ter impactos negativos em sua saúde a longo prazo. Um dos principais erros na alimentação das crianças é o consumo excessivo de alimentos industrializados e ricos em açúcar, sal e gorduras saturadas. "Bebês e crianças que se encontram acima do peso, desenvolvem maior número de células de gordura", explica a nutricionista Vanessa Monteiro.

"Se essa situação se prolonga por muito tempo, pode mudar a estrutura física da criança e ela pode se tornar um adulto com mais dificuldade em perder peso". (Vanessa Monteiro, nutricionista)

Alimentação saudável na educação infantil - menino com fita métrica na barriga

Esses alimentos são pobres em nutrientes e podem contribuir para o ganho de peso, obesidade, diabetes e outros problemas de saúde. É importante que as crianças tenham uma rotina na alimentação também na escola, e o cardápio deve ser variado incluindo diferentes frutas, legumes, proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras saudáveis.


A construção de uma alimentação saudável na infância deve começar em casa e na escola, desde pequenos.


Alimentação saudável na Educação Infantil

A alimentação saudável na educação infantil é de extrema importância para garantir o desenvolvimento adequado das crianças. Uma dieta equilibrada garante um bom crescimento e desenvolvimento cognitivo e físico. A escola também tem o seu papel:

  • É importante que as escolas ofereçam opções de refeições nutritivas e balanceadas;

  • Incentivem a experimentação de novos alimentos;

  • Promovam a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável desde cedo.

  • Não deixem de oferecer os alimentos, mesmo que a criança diga que não gosta disso ou daquilo. É importantes que o alimento sempre esteja disponível para uma possível experimentação.

Alimentação saudável na educação infantil -  duas meninas segurando bandeja de almoço

Apesar da escola ter uma grande parcela na alimentação saudável na educação infantil, os pais também devem participar do processo alimentar da sala de aula.


Verificar se o cardápio oferecido pela escola é feito por um nutricionista é o primeiro passo!


Os pais também devem perguntar como anda a alimentação da criança, quais são as dificuldades e as preferências na escola, e traçar estratégias junto da instituição, se algo não está indo bem.


Erros dos pais na alimentação infantil

Os pais têm um papel fundamental na promoção de uma alimentação saudável para seus filhos. E sem informação adequada, acabam errando na hora das refeições. Quer ver?


Não force a criança a comer

Um erro muito comum é forçar a criança a comer mais do que ela quer ou fazer com que ela coma alimentos que ela não gosta. Isso pode levar a uma relação negativa com a comida e pode prejudicar o desenvolvimento saudável da criança.


Coma bem!

As crianças muitas vezes aprendem com o exemplo dos pais e podem adotar hábitos alimentares pouco saudáveis se forem expostas a eles regularmente. Ao não modelar bons hábitos alimentares, os pais também erram.


Oferta é procura

É importante que os pais ofereçam uma variedade de alimentos saudáveis e incentive os filhos à experimentar novos alimentos, sempre oferecendo opções saudáveis para as refeições e lanches.


Todo dia sempre igual

Outro erro comum é a falta de variedade na alimentação. Muitas crianças acabam comendo sempre os mesmos alimentos, o que pode levar à falta de nutrientes importantes.


Não esqueça! Ofereça um cardápio equilibrado. Respeite o apetite da criança. De exemplo de bons hábitos alimentares para garantir que seus filhos cresçam saudáveis e felizes.



*Geovanna Tominaga é jornalista, educadora parental, especialista em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil. Estudante de Psicologia e mãe de primeira viagem do Gabriel.




Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page