Os Mil Dias! Um período de ouro que engloba desde o período da gravidez até os dois anos de vida do bebê. É um período de grande oportunidade para o bebê, e de prevenção para a idade adulta.
A neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal, consiste na capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se ao longo do desenvolvimento, quando o indivíduo está sujeito a diferentes estímulos. O bebê, quando exposto a novas experiências e aprendizados, seus neurônios se reproduzem criando novas conexões.
Os Mil Dias
São nos primeiros anos de vida que o cérebro passa pelas maiores transformações. Nessa fase, as células cerebrais, do bebê, fazem até 1000 novas conexões por segundo. Esse é um momento importantíssimo para aprendizagem e o desenvolvimento acontecer.
Então não deixe de estimular seus bebês!
"Não espere! A estimulação "precoce" é essencial para acompanhar e potencializar o desenvolvimento e fazer novas conexões. Como já falei aqui, as experiências constroem a arquitetura cerebral."
Reconhecendo a importância desses estímulos, estou sempre em busca de oportunidades para fazer da vida dos nossos pequenos uma eterna formação de neurônios. Por isso, seguem algumas dicas:
Os Mil dias:como se preparar
Se prepare para chegada do seu bebê.
Estudos revelam a importância dos cem dias anteriores à gestação. Nessa fase, há o desenvolvimento embrionário, processo aceleradíssimo de divisão e multiplicação celular onde cada uma está sendo programada para uma ação específica, migrando para formação do encéfalo, órgãos, sistemas e membros.
O terceiro trimestre da gestação é o período em que o feto já tem o sistema sensorial mostrando funcionalidade e integração. Nessa fase, o feto é capaz de sentir, reagir a estímulos ambientais como também aprender e reconhecê-los. Na décima sexta semana, já acontece quase todo o repertório do movimento.
Aproveite! Sinta os movimentos do seu bebê. Estimule experiências desde o pré-natal, através de sons, músicas e linguagens. Crie possibilidades de armazenar memória. Se cuide, futura mamãe! A capacidade funcional do cérebro de construir circuitos neurais está relacionada às experiências sendo influenciadas pelas características ambientais de saúde e comportamentos maternos.
Estimule seu bebê.
A segunda e terceira fase, intervalo entre primeiro e segundo ano de vida, devemos focar em ações que poderão aumentar as chances da criança ter uma vida saudável e produtiva no futuro. É um trabalho de equipe multidisciplinar.
O fisioterapeuta atua desde o cuidado com a mamãe, assim como na chegada do bebê. O ideal é ter um fisioterapeuta para chamar de seu e este poder orientar na amamentação, nas primeiras orientações após a alta hospitalar com relação ao posicionamento adequado, como segurar e estimular o bebê, seja atípico ou típico.
Os pais tem um importante papel no desenvolvimento de seu filho, levando em consideração a importância da estimulação dentro da rotina diária e do ambiente, sem sobrecarregar o bebê. Afinal, todos os momentos do dia são ideais para impactar o desenvolvimento. Devemos aproveitar as "Janelas de oportunidades".
Não espere! A estimulação precoce é essencial para acompanhar e potencializar o desenvolvimento e fazer novas conexões. Como já falei aqui, as experiências constroem a arquitetura cerebral. Não é possível aprender sem experimentar.
Cada vez que você senta com seu bebê e conversa, lê uma história, posiciona de um novo modo, testa uma nova postura, você contribui para que novos neurônios se conectem.
Importância da interação social
As brincadeiras, principalmente ao ar livre, em ambientes adequados e apropriados favorecem o aprendizado, assim como o contato com os avós, tios e amigos na vida do bebê. Brinque com seu bebê! A interação entre pais, filhos e terapeutas possibilita experiências mais adequadas ao cérebro em desenvolvimento.
Os estímulos certos em cada fase irão potencializar a plasticidade neuronal e os benefícios acompanharão nossos pequenos até a fase adulta. Cada criança estimulada adequadamente, resultará em um adulto seguro e com bons hábitos durante a vida, podendo abençoar novas gerações.
Mudar o começo da história, muda a história toda! Invista em você! Invista no seu filho!
Crie conexões.
* Bete é fisioterapeuta, especializada no Conceito neuroevolutivo Bobath baby e infantil combinado com integração sensorial, Método Therasuit. Certificada em cursos de desenvolvimento motor e aspectos biomecânicos e cinesiologicos de 0 a 2 anos,
Comments