top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Os Mil dias!


os mil dias

Os Mil Dias! Um período de ouro que engloba desde o período da gravidez até os dois anos de vida do bebê. É um período de grande oportunidade para o bebê, e de prevenção para a idade adulta.


A neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal, consiste na capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se ao longo do desenvolvimento, quando o indivíduo está sujeito a diferentes estímulos. O bebê, quando exposto a novas experiências e aprendizados, seus neurônios se reproduzem criando novas conexões.


Os Mil Dias


São nos primeiros anos de vida que o cérebro passa pelas maiores transformações. Nessa fase, as células cerebrais, do bebê, fazem até 1000 novas conexões por segundo. Esse é um momento importantíssimo para aprendizagem e o desenvolvimento acontecer.

Então não deixe de estimular seus bebês!

"Não espere! A estimulação "precoce" é essencial para acompanhar e potencializar o desenvolvimento e fazer novas conexões. Como já falei aqui, as experiências constroem a arquitetura cerebral."

Reconhecendo a importância desses estímulos, estou sempre em busca de oportunidades para fazer da vida dos nossos pequenos uma eterna formação de neurônios. Por isso, seguem algumas dicas:

Os melhores 1000 dias:


🔸 Se prepare para chegada do seu bebê.

Estudos revelam a importância dos cem dias anteriores à gestação. Nessa fase, há o desenvolvimento embrionário, processo aceleradíssimo de divisão e multiplicação celular onde cada uma está sendo programada para uma ação específica, migrando para formação do encéfalo, órgãos, sistemas e membros.


O terceiro trimestre da gestação é o período em que o feto já tem o sistema sensorial mostrando funcionalidade e integração. Nessa fase, o feto é capaz de sentir, reagir a estímulos ambientais como também aprender e reconhecê-los. Na décima sexta semana, já acontece quase todo o repertório do movimento.


Aproveite! Sinta os movimentos do seu bebê. Estimule experiências desde o pré-natal, através de sons, músicas e linguagens. Crie possibilidades de armazenar memória. Se cuide, futura mamãe! A capacidade funcional do cérebro de construir circuitos neurais está relacionada às experiências sendo influenciadas pelas características ambientais de saúde e comportamentos maternos.


Meu bebê nasceu, e agora?

🔸 Estimule seu bebê.

A segunda e terceira fase, intervalo entre primeiro e segundo ano de vida, devemos focar em ações que poderão aumentar as chances da criança ter uma vida saudável e produtiva no futuro. É um trabalho de equipe multidisciplinar.


O fisioterapeuta atua desde o cuidado com a mamãe, assim como na chegada do bebê. O ideal é ter um fisioterapeuta para chamar de seu e este poder orientar na amamentação, nas primeiras orientações após a alta hospitalar com relação ao posicionamento adequado, como segurar e estimular o bebê, seja atípico ou típico.


Os pais tem um importante papel no desenvolvimento de seu filho, levando em consideração a importância da estimulação dentro da rotina diária e do ambiente, sem sobrecarregar o bebê. Afinal, todos os momentos do dia são ideais para impactar o desenvolvimento. Devemos aproveitar as "Janelas de oportunidades".


Não espere! A estimulação "precoce" é essencial para acompanhar e potencializar o desenvolvimento e fazer novas conexões. Como já falei aqui, as experiências constroem a arquitetura cerebral. Não é possível aprender sem experimentar.


Cada vez que você senta com seu bebê e conversa, lê uma história, posiciona de um novo modo, testa uma nova postura, você contribui para que novos neurônios se conectem.

🔸 Importância da interação social

As brincadeiras, principalmente ao ar livre, em ambientes adequados e apropriados favorecem o aprendizado, assim como o contato com os avós, tios e amigos na vida do bebê. Brinque com seu bebê! A interação entre pais, filhos e terapeutas possibilita experiências mais adequadas ao cérebro em desenvolvimento.


Os estímulos certos em cada fase irão potencializar a plasticidade neuronal e os benefícios acompanharão nossos pequenos até a fase adulta. Cada criança estimulada adequadamente, resultará em um adulto seguro e com bons hábitos durante a vida, podendo abençoar novas gerações.


Mudar o começo da história, muda a história toda! Invista em você! Invista no seu filho!

Crie conexões.


* Bete é fisioterapeuta, especializada no Conceito neuroevolutivo Bobath baby e infantil combinado com integração sensorial, Método Therasuit. Certificada em cursos de desenvolvimento motor e aspectos biomecânicos e cinesiologicos de 0 a 2 anos,

Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page