top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Brincadeiras infantis para as férias



Brincadeiras infantis

Dezembro chegou e junto dele, as tão temidas férias escolares! Neste período, os pais têm uma oportunidade incrível para criar momentos especiais e proporcionar experiências enriquecedoras para suas crianças.


Ao mesmo tempo que nós amamos as férias, ela também representa um tempo oscioso das nossas crianças em casa. Com a rotina, dia a dia do trabalho, nem sempre conseguimos elaborar grandes passeios e estratégias para as "férias imperdíveis". Ou até mesmo não conseguimos sentir prazer em tirar férias com os nossos filhos.


Brincadeiras infantis para as férias

Sendo assim, pensando nesse período de recesso dos nossos filhos, trouxe aqui idéias de brincadeiras que vão animar as crianças em casa. Além das tradicionais viagens e passeios, explorar atividades criativas em casa pode ser uma excelente opção.


Organizar sessões de arte, onde os pequenos podem expressar sua imaginação através de pinturas e artesanato, ou realizar sessões de leitura interativas, transformando livros em aventuras emocionantes, são maneiras divertidas de estimular o desenvolvimento cognitivo e a criatividade.


Atividades ao ar livre, como piqueniques, caminhadas em parques locais ou até mesmo acampamentos improvisados no quintal são uma ótima opção.


Tenho certeza que isso fará reduzir o temido tempo nas Telas e aproveitamos para estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial e comportamental, dos nossos pequenos. Vamos lá?


Brincadeiras infantis para as férias


Separei aqui algumas ideias de brincadeiras infantis para as férias que podem te ajudar:

Escalada. Que tal colocarmos um colchão por cima do sofá? Vai virar um escorrega e podemos então fazer sequenciamento de tarefa. Em cima uma peça de quebra cabeça, embaixo o suporte para montar… um mini “circuito” com desafios e atividade perfeita!

Cuidado com a larva. Que tal colocarmos almofadas no chão formando um caminho que caminhe sobre elas, sem perder o equilíbrio e pisar na temida larva quente. Podemos colocar almofadas de diferentes texturas, utilizar tecidos e tapetes.

É interessante no início do circuito colocar uma peça que a criança pegue e encaixe ao final do circuito (ex: encaixe das cores gira gira).

Caça ao tesouro. Em uma bacia, colocar animais e ou cubos e cobrir com gelatina. A criança terá que retirar todos os objetos de dentro da gelatina, depois lavar peça por peça. Garanto que será muito animado essa sensação de salvar os animais presos na lama.

Fazendo uma arte. Literalmente uma arte. Que tal usar meias, sapatos e pisar sobre as tintas e depois carimbar os papéis. Vai virar um lindo quadro!

Quebrando o gelo. Dessa vez a neve chegou e devemos salvar o animal preso dentro da geleira.

Dançando a dança dos sapatos. Com os sapatos de casa, faça um caminho com sequência de sapatos, quantidade e direções, logo terá que pular da mesma forma da qual ele está exposto, seguindo modelo.


Eu já estou animada para montar essas atividades lá em casa. E vocês? Me contem, o que estão planejando para essas férias?Saiam da caixinha e curtam muito com seus pequenos. Vamos amar ver a diversão que estão fazendo em seus lares.


Beijos grande,


*Sofia Régis é terapeuta ocupacional formada pela UFRJ, Especializada no Conceito Neuroevolutivo - Bobath infantil, com Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres e Aprimoramento em Neurodesenvolvimento Infantil.





Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page