top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Maternidade e Carreira, como conciliar?

Maternidade e Carreira, como conciliar?

A volta ao mercado de trabalho após a maternidade pode ser um desafio, especialmente quando se trata de equilibrar as responsabilidades profissionais com as demandas da vida familiar.


Conciliar maternidade e carreira é uma batalha para a mulher que decide ter filhos, especialmente nos primeiros anos de vida da criança.


Maternidade e Carreira

São tantas demandas e preocupações que algumas preferem deixar a carreira de lado e dedicar-se a rotina da casa e das crianças. Outras enfrentam o desafio diário de dar conta de tudo e veem a saúde mental e física comprometidas. A falta de suporte após a licença maternidade, tornar a volta ao trabalho ainda mais desafiadora.


E não é só isso! As mães que retornam ao trabalho podem sentir-se inseguras em relação às suas habilidades profissionais após um período afastadas do mercado de trabalho.


Essa falta de confiança pode afetar sua autoestima e também o desempenho. É comum que as mães enfrentem dificuldades de adaptação às mudanças tecnológicas que podem ocorreram durante seu período afastada.


Como conciliar maternidade e carreira

Maternidade e Carreira, como conciliar?

Se você é do time das mulheres que pretende seguir nas duas funções, saiba que há luz no fim do túnel.


Para superar os desafios, as mães podem buscar o suporte de familiares, amigos e colegas de trabalho, além de participar de programas de treinamento e desenvolvimento para atualizar suas habilidades.


Algumas empresas já oferecem programas de acolhimento à parentalidade. Já existe uma onda crescente de empresas que prestam maior suporte aos colaboradores que cuidam de crianças. As iniciativas ainda são tímidas, mas a tendência é que essa rede de apoio seja ampliada por iniciativas corporativas próprias ou por meio de parceiros que ofereçam soluções com este objetivo.


Como as empresas podem colaborar

As empresas também podem ajudar a facilitar a transição das mães de volta ao trabalho, oferecendo programas de mentoria, suporte emocional e psicológico, e políticas de flexibilidade que ajudam as mães a equilibrar as demandas do trabalho e da vida familiar.

  • É importante oferecer suporte e treinamento para ajudá-las a se adaptar;

  • Oferta de programas de flexibilidade para ajudá-las a equilibrar essas demandas e aliviar a sobrecarga de responsabilidades;

  • Políticas de licença-maternidade e paternidade adequadas, bem como programas de apoio emocional e psicológico.


Dificuldade em conciliar maternidade e carreira

Maternidade e Carreira, como conciliar?

Algumas das principais dificuldades em conciliar maternidade e carreira relatadas por mães que estão em processo de retorno ao mercado de trabalho são a falta de tempo, a falta de apoio, o preconceitos e a culpa.


Cuidar de um filho pode exigir muito tempo e energia, o que pode limitar a disponibilidade da mãe para se concentrar em sua carreira. As responsabilidades com a família, como levar os filhos à escola, preparar as refeições e participar de atividades escolares, podem dificultar a organização do tempo para atividades profissionais.


A falta de apoio em casa e no trabalho aumenta o estresse e a sensação de sobrecarga. A falta de políticas de licença-maternidade ou paternidade adequadas e de programas de flexibilidade no trabalho, como o trabalho remoto, pode dificultar a conciliação entre maternidade e carreira.


Algumas empresas ainda tem preconceitos contra mulheres com filhos, considerando-as menos comprometidas com o trabalho e menos dispostas a trabalhar horas extras ou viajar a trabalho. Isso pode prejudicar as oportunidades de crescimento na carreira e a remuneração das mães.


Sem falar na mães culpa que muitas mulheres sentem por passar menos tempo com os filhos ou por não serem tão produtivas no trabalho quanto gostariam. Esse sentimento pode ser prejudicial à saúde mental e à autoestima das mulheres.


Como voltar para o mercado de trabalho

Para superar essas dificuldades, é importante buscar soluções práticas e flexíveis para equilibrar suas responsabilidades profissionais e familiares. Busque por empresas que ofereçam:

  1. Programas de trabalho flexível;

  2. Creches no local de trabalho;

  3. Apoio emocional e psicológico.

Conciliar maternidade e carreira pode ser um desafio, mas é possível encontrar um equilíbrio entre as responsabilidades parentais e profissionais. Por isso, estabeleça prioridades. Peça ajuda. Organize-se. Seja eficiente... E não esqueça de tirar um tempo para si. Afinal, todo mundo precisa relaxa...


*Geovanna Tominaga é educadora parental, jornalista especialista em Comunicação e Mkt em Mídias Digitais. Pós-graduada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil. Estudante de Psicologia e mãe de primeira viagem do Gabriel.




Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page