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Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Alimentação nas férias de verão


Alimentação nas férias de verão

Férias!!! Férias das crianças, férias dos pais, viagens... Período de calor, praia, piscina, parquinho, muita brincadeira e diversão.


A rotina vai ficando bagunçada e por isso é importante ter estratégias para que essa falta de rotina seja somente uma diversão e não bagunce a vida das crianças e nem dos pais.



Alimentação nas férias de verão

Vamos começar pelo mais básico e que quase todo mundo se esquece. Oferecer água o tempo todo para a criança é fundamental. Com o calor, sol, brincadeiras, a necessidade de ingestão de água aumenta, por causa da transpiração, do suor.


E quando eu falo de hidratação, é importante que seja água e não suco, chás ou água de coco. Essas outras bebidas ajudam, mas não substituem a ingestão de água, ok? É importante lembrar que a ocorrência de casos de desidratação nessa época do ano é muito grande.


"Aproveitem as férias e deixem as crianças aproveitarem. Ofereça alimentos diferentes, é importante que elas criem suas próprias preferências."

SEM ROTINA

Alimentação nas férias de verão

Com relação à alimentação, tente não fugir muito da rotina e dê preferência para alimentos mais frescos como legumes, folhas e frutas. Sem esquecer dos carboidratos (arroz, batatas, aipim...), leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico) e proteínas.

Muitas vezes, nesse período fica difícil de manter os horários das refeições. Isso não chega a ser um problema desde que não aconteça todos os dias, que exista intervalo entre as refeições e que a refeição não fique muito distante do horário original. Crianças que ficam muito tempo sem comer começam a ficar muito irritadas, aceitam menos alimentos e em casos mais graves, podem ter hipoglicemia.


Para evitar esse tipo de situação, tenha sempre lanchinhos na bolsa como, biscoitos saudáveis, castanhas, frutas... Pode aproveitar essa época de calor para fazer sorvetes naturais de frutas. Uma sugestão é congelar a banana, bater no processador e misturar com uma fruta. Sabia que isso vira um sorvetinho? Outra sugestão é fazer suco de frutas ou bater água de coco com frutas para congelar e fazer um picolé. Melhor ainda se coseguirem fazer receitinhas juntos.


ALIMENTAÇÃO NA ESTRADA

Vai viajar de carro e seu filho fica enjoado? Preste atenção nisso aqui: Não ofereça água quando a criança se sentir enjoada. Ela vai vomitar. Siga as orientações do seu pediatra. Se a orientação for dar alguma medicação, espere pelo menos 30 minutos para oferecer algo ele para comer ou beber. Caso contrário, é possível que haja a estimulação e ela vomite também o remédio. Se a criança tiver fome durante a viagem, é importante que você ofereça alimentos secos como biscoito de arroz ou polvilho. Nada de oferecer frutas ou sanduíche nessa hora, ok?


ATENÇÃO À CONSERVAÇÃO

Outra coisa importante: Nesse período os alimentos estragam com muita facilidade. É uma época de ocorrência de infecções intestinais, ou seja, doença causada pelo consumo de alimentos contaminados.


A comida contaminada nem sempre aparenta estar estragada. Por isso tenha atenção à conservação dos alimentos. Faça uso de potes próprios para conservação para carregar frutas geladas ou comidinhas para o almoço e jantar. Evite dar frituras e alimentos comprados em paradas de beira de estrada.


Caso tenha comer em restaurante que servem buffet ou refeições à peso, chegue cedo (os alimentos estarão mais frescos) e procure um restaurante que tenha movimento, pois nestes, as preparações são trocadas com mais freqüência.


Depois de todas essas dicas, o último conselho da nutri é: aproveitem as férias e deixem as crianças aproveitarem. Ofereça alimentos diferentes, é importante que elas criem suas próprias preferências.


*Vanessa é nutricionista especialista em Nutrição Materno-Infantil e Nutrição Clínica, com foco em atendimento Pediátrico, Tentantes, Gestantes e Lactantes

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