top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Mala da maternidade, o que levar?


Mala da maternidade, o que levar?

Qual roupa a mãe deve usar na saída da maternidade? O que levar na mala da maternidade? E a mala do bebê? Essas são dúvidas comuns de toda mãe de primeira viagem.


A mala da maternidade é um item essencial para as futuras mamães, pois é por meio dela que os itens necessários para o cuidado com o bebê e a mãe serão transportados para a maternidade.


Saber o que levar na mala da maternidade pode ser uma tarefa difícil, pois muitas vezes não se sabe exatamente quais itens são necessários.


Vamos mostrar quais são os itens essenciais para a mala da maternidade e também qual roupa a mãe deve usar na saída da maternidade, tanto para ela quanto para o bebê.

Itens essenciais para a mala da maternidade.


Mala da maternidade, o que levar?

Ao montar a mala da maternidade, é importante levar em consideração o tempo de permanência na maternidade, que pode variar de acordo com o tipo de parto. Além disso, é preciso considerar a época do ano em que o bebê vai nascer e o clima da cidade. Mas alguns itens são essenciais para qualquer época e tipo de parto, como:

  • Documentos pessoais da mãe e do acompanhante, como RG, CPF, cartão do SUS, cartão de plano de saúde, autorização médica para o parto, entre outros.

  • Roupa confortável para a mãe, como camisolas, pijamas, roupas largas e confortáveis para usar durante a internação.

  • Produtos de higiene pessoal da mãe, como escova de dente, pasta de dente, sabonete, shampoo, condicionador, absorventes higiênicos, entre outros.

  • Fraldas descartáveis, toalhas umedecidas, pomada para assaduras, luvas descartáveis, algodão e lenços umedecidos para o bebê.


Mala da maternidade, o que levar?

As roupas para o bebê merecem um post à parte, mas não esqueça de incluir peças como macacões, bodies, mijões, meias e mantas. É importante levar em consideração o tamanho, que devem ser de acordo com o peso e tamanho do bebê. As vezes, alguns tamanhos RN são muito pequenos e não serve se o seu filho for um bebezão.


Itens para amamentação são indispensáveis! não esqueça dos sutiãs de amamentação, absorventes para seios, conchas de amamentação e pomada para prevenir rachaduras nos seios.


Alguns itens opcionais: câmera fotográfica, livros, tablets e celulares - e os carregadores! Afinal, você vai querer registrar todos os momentos especiais que te esperam.


Roupa da mãe para saída da maternidade

A escolha da roupa que a mãe deve usar na saída da maternidade é uma decisão pessoal, mas existem algumas dicas que podem ajudar na escolha. A primeira dica é escolher uma roupa confortável e prática, que permita amamentar o bebê com facilidade e que seja fácil de vestir e desvestir. Veja algumas dicas neste post!


A segunda dica é escolher uma roupa que combine com a estação do ano e com o clima da cidade, para evitar desconfortos térmicos.


E a terceira dica é escolher uma roupa que combine com o estilo pessoal da mãe.


Roupa de bebê para saída da maternidade


Mala da maternidade, o que levar? Geovanna Tominaga

Para o bebê, a roupa da saída da maternidade deve ser confortável e quentinha, já que os recém-nascidos ainda não conseguem regular a temperatura corporal.


Uma opção popular é o macacão de plush ou de algodão, que é confortável e quentinho. Para a cabeça, é importante levar um gorro de lã ou de algodão para proteger do frio.


Um dia antes do parto

A chegada de um bebê é um momento único e emocionante na vida de qualquer família. E para que tudo ocorra da melhor forma possível, é importante que a mãe se prepare para a ida à maternidade. Um dia antes do parto, você já deve ter tudo organizado para evitar imprevistos e garantir que tudo ocorra da forma mais tranquila possível.


Aqui estão algumas dicas para ajudá-la a preparar tudo, um dia antes do parto, para a ida à maternidade:

  • Verifique o plano de parto: Converse com o médico ou a equipe que irá acompanhá-la durante o parto e verifique as opções de parto disponíveis. É importante que a mãe tenha conhecimento sobre as diferentes etapas do trabalho de parto e saiba quais as suas opções, para que possa tomar decisões informadas sobre o seu parto.

  • Prepare a mala da maternidade: Organize a mala da maternidade com antecedência e inclua os itens essenciais, como roupas confortáveis, produtos de higiene pessoal, fraldas descartáveis e lenços umedecidos para o bebê, além de itens para amamentação e outros itens opcionais.

  • Defina o transporte para a maternidade: Verifique qual a melhor forma de transporte para chegar à maternidade e certifique-se de ter um plano B, caso surjam imprevistos. Se possível, faça um teste para conhecer a rota e a duração do trajeto até a maternidade, para que possa se preparar adequadamente.

  • Informe a equipe médica sobre qualquer condição médica: Informe à equipe médica sobre qualquer condição médica pré-existente, alergias ou medicações que esteja tomando. É importante que a equipe médica saiba sobre qualquer condição que possa afetar o parto ou a saúde do bebê.


O dia do parto chegou

É importante manter-se hidratada e alimentada durante o trabalho de parto. Leve água e lanches leves para a maternidade e, se permitido pela equipe médica, ingira pequenas quantidades de alimentos para manter a energia.


Escolha roupas confortáveis para a ida à maternidade, como roupas soltas e fáceis de vestir, além de sapatos confortáveis e de fácil calce.


Prepare-se emocionalmente. O parto pode ser um momento estressante e emocionante, por isso é importante preparar-se emocionalmente para esse momento. Procure manter-se calma, respire fundo e tente se concentrar em pensamentos positivos.


Lembre-se que cada parto é único e que cada mãe terá a sua própria experiência. No entanto, se a mãe se preparar adequadamente, poderá ter mais tranquilidade durante o parto e aproveitar melhor esse momento tão especial.

Ao se preparar com antecedência, é possível evitar imprevistos e garantir que a chegada do bebê seja um momento tranquilo e feliz.


*Geovanna Tominaga é educadora parental, jornalista especialista em Comunicação e Mkt em Mídias Digitais. Pós-graduada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil. Estudante de Psicologia e mãe de primeira viagem do Gabriel.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page