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Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Desidratação no verão

Descubra estratégias lúdicas para hidratar crianças durante as férias.


DeDesidratação no verão

Em dias de calor intenso e atividades ao ar livre, a hidratação adequada torna-se uma prioridade vital para garantir o bem-estar das crianças.


À medida que se envolvem em brincadeiras sob o sol, a criança está mais suscetível à perda rápida de líquidos, aumentando a importância de uma ingestão regular de água.


O verão deste ano no Brasil, promete ondas de calor em vários estados e por isso a hidratação é essencial em todos os dias, mas principalmente nos dias de maior calor.


Desidratação no verão

A desidratação pode resultar em diversos problemas de saúde, como fadiga, cansaço, tonturas e até mesmo insolação. As crianças e adolescentes, dificilmente se lembram de beber água e isso é regra, ta? Sendo assim, é fundamental que os pais e responsáveis incentivem as crianças a beberem água regularmente.


Faça pausas estratégicas durante as atividades e brincadeiras, oferecendo água e algumas vezes, opções de líquidos como água de coco que pode ser um excelente repositor de eletrólitos em dias de muito calor e que a criança acaba suando muito e perdendo no suor, além da água, os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio, etc... Lógico que existe uma quantidade específica recomendada e que a água de coco não substitui a ingestão de água, ok?


Importância da hidratação

A manutenção de um estado hidratado não apenas preserva a saúde física, mas também contribui para a saúde cognitiva e o bom funcionamento do sistema circulatório e intestinal. A pouca ingestão de água é um fator que contribui também para a constipação intestinal.


Estratégias lúdicas para hidratação


Desidratação no verão

Para esse trabalho de oferecer água ficar mais divertido, vou compartilhar estratégias criativas para manter as crianças devidamente hidratadas e saudáveis durante as férias de verão.


Vamos transformar a hidratação em uma brincadeira! Lembrem-se: “Crianças aprendem brincando!!”



Sugestões de brincadeiras


Piquenique Aquático: Faça um piquenique com frutas ricas em água. Maçãs, uvas e morangos, melão, melancia não só são deliciosos como também contribuem para a hidratação. Escolha um local ao ar livre, leve garrafas de água e transforme a hora da refeição em um momento de conexão e saúde.


Caça ao Tesouro: Transforme a busca por tesouros em uma exploração de nutrientes. Esconda garrafinhas de água decoradas pela casa ou no jardim, e as crianças podem explorar, encontrar seus "tesouros" e, assim, hidratarem-se com diversão.


Picolés Nutritivos: Leve a experiência culinária para a cozinha com picolés caseiros. Utilize sucos naturais, água de coco com frutas ou até mesmo pedaços de frutas congeladas. Além de serem deliciosos, esses picolés são uma maneira lúdica de incorporar nutrientes e manter a hidratação em dia.


Inclua essas estratégias lúdicas de hidratação e transforme não apenas o ato de beber água, mas também a alimentação, em um momento educativo, divertido e saboroso.

Vamos fazer deste verão uma temporada repleta de aprendizado,hidratação e sorrisos para nossos pequenos exploradores!


*Vanessa Monteiro é Nutricionista especialista em Nutrição Materno-Infantil e Nutrição Clínica, com foco em atendimento Pediátrico, Tentantes, Gestantes e Lactantes.


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