top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Cuidados no Verão: diversão com segurança


Cuidados no Verão

Primavera, verão e o calor intenso! Chegamos em uma das épocas mais esperadas do ano! O calor, sol, praia, piscina, férias escolares... Tudo de bom!


Hoje vamos conversar sobre como aproveitar da melhor maneira essas datas e como se prevenir de todas complicações e doenças possíveis que podem ocorrer nesta época. Com as férias escolares, esse é o período de diversão das crianças, seja em casa, na praia, no clube ou no parque, mas é preciso ter muita atenção com os pequenos durante a estação mais quente do ano.


E com o verão chegando, com ele algumas doenças típicas começam a aparecer. A mudança de temperatura e hábitos do dia a dia podem ser a principal causa para o surgimento de algumas doenças em crianças típicas do verão.


Cuidados no Verão

No verão, temos temperaturas mais altas e o aumento das chuvas, condições que facilitam o surgimento de algumas doenças típicas desta temporada. Entre as principais doenças que as crianças apresentam no verão, podemos destacar as conjuntivites, otites (principalmente otite externa), insolação, gastroenterite, desidratação e as doenças de pele, como micoses e impetigo.


Quais os sintomas dessas doenças?


  • Impetigo: É uma infecção causada por bactérias na pele, costuma acometer crianças entre 2 e 5 anos, podendo surgir em outras idades também. O impetigo começa com pequenas lesões vermelhas, dando o aspecto de picada de mosquito, mas que evoluem rapidamente para feridas com pus e crostas, sendo uma doença contagiosa!

  • Gastroenterite: Quadro de diarreia e vômitos, podendo ou não ser acompanhado de febre. No verão, as crianças acabam comendo mais fora de casa, entrando em contato com alimentos que podem estar contaminados, além do aumento da circulação dos vírus que podem também causar esse quadro. O importante é ficar de olho para a criança não desidratar.

  • Conjuntivite: Vermelhidão ocular acompanhada ou não de inchaço nas pálpebras e saída de secreção ocular. Podemos ter coceira intensa e sensação de areia nos olhos também. Lembrando que podemos ter conjuntivite alérgica, viral ou bacteriana, logo não devemos usar o mesmo colírio para todo mundo.

  • Otite: Inflamação no ouvido podendo acometer regiões diferentes do conduto, em que temos dor de ouvido, com ou sem febre. Inflamação auditiva sempre deve ser avaliada para definir melhor tratamento, pois dependendo da localização de inflamação temos diferentes condutas terapêuticas.

Como prevenir essas doenças do verão?

O cuidado com a saúde deve acontecer o ano todo! Lembre-se sempre de seguir o calendário de vacinas e as consultas periódicas ao pediatra, pois manter uma rotina saudável e correção de suplementação ao longo do ano já ajudam e muito a evitar doenças.


Além disso, no verão, temos que tomar alguns cuidados específicos, como por exemplo:

  • Usar sempre protetor solar (em crianças acima de seis meses), não expondo a criança ao sol durante longos períodos. Evitar o sol das 10 às 16h.

  • Oferecer bastante líquido - principalmente MUITA ÁGUA!

  • Atenção à qualidade da água oferecida! Temos muitos casos de água contaminada!

  • Conferir o preparo dos alimentos oferecidos, comendo apenas em lugares confiáveis e com higiene adequada.

  • Não deixar a criança com roupas úmidas por um longo período.

  • Fazer higiene corporal corretamente.

  • Evitar locais fechados, aglomerados e muito abafados.

Lembrar de manter os medicamentos de rotina em uso habitual!


Outros cuidados no verão!

 Ao levar as crianças para piscinas ou praias, certifique-se de que estão usando dispositivos de segurança adequados. Mantenha a supervisão constante, principalmente em ambientes aquáticos. Opte por roupas leves e frescas, protegendo a pele dos raios solares. Antes das férias, faça exames de saúde de rotina para garantir que as crianças estejam em boas condições para aproveitar o verão.


****Não esqueça do repelente! Em áreas com muitos insetos, use repelentes apropriados para a idade das crianças.

 

Espero que estas dicas te ajudem nesta época deliciosa chamada verão! Divirta-se com responsabilidade e cuide da saúde da sua família!



*Bruna Mello é médica pediatra, formada pela UNESA desde 2016, com residência em Pediatria no Hospital Municipal Jesus. Cursa pós-graduação em Nutrição Materno Infantil pela FAPES. Também é consultora de amamentação.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page