top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Abrindo a minha “caixa”


É com muita alegria que hoje, venho me apresentar como nova colunista do Conversas Maternas. Sempre gostei muito de escrever e colocar no papel tudo aquilo que sinto e penso. Quando eu recebi esse convite sabia que seria uma oportunidade de colocar em prática tudo que eu já amo fazer, mas agora em um novo formato, produzido em textos. Eu sou eternamente grata pela oportunidade de estar aqui com vocês!


Antes de mais nada, gostaria de me apresentar. Meu nome completo é Sofia Régis Vieira Leucht, tenho 29 anos, sou aquariana com ascendente em câncer, nascida em Florianópolis/SC e moro desde meus 14 anos no Rio de Janeiro/RJ. Um meio termo entre carioca e catarinense. Sou filha de uma mãe guerreira e um pai extraordinário, irmã de uma mulher que é meu exemplo, esposa do Frederico que é a minha base, mãe da Carolina de 1 ano e 9 meses que é a realização de um dos meus maiores sonhos e mãe de pet, a Pandora. Amo minha família, amo meus amigos e adoro me relacionar com as pessoas. Sou extremamente organizada, determinada e responsável, gosto de planejar tudo nessa vida, até virar mãe haha mas isso é um assunto para outro dia.


Com 13 anos, ainda adolescente, escutei de uma mãe a seguinte frase “A TO mudou a vida do meu filho!”. Aquilo me impactou e eu coloquei na cabeça “Vou mudar a vida das crianças”.

Fui buscar o que era TO e conheci uma profissão chamada Terapia Ocupacional. A partir dali fui conhecendo esse novo mundo que me encantava conforme eu a descobria. A Terapia Ocupacional é uma ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir, tratar dificuldades físicas, cognitivas, sensoriais e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do paciente em relação as suas atividades de vida diária (AVD), trabalho/brincar e lazer. Guardem essa palavra AVD pois falarei bastante sobre ela.

Bem agora posso continuar a minha apresentação, na minha vida profissional sou conhecida como Sofia Régis. Sou Terapeuta ocupacional formada pela UFRJ, Especializada no Conceito Neuroevolutivo - Bobath Infantil, com Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres®️ - Programa CLASI, aprimoramento em Neurodesenvolvimento Infantil e diversos outros cursos de pediatria como estimulação visual, escalas de avaliações, Bayley e comunicação alternativa. Possuo ampla vivência na área da neuropediatra, principalmente com foco em atendimentos a crianças no Transtorno do Espectro Autismo (TEA), com síndrome down, paralisia cerebral e síndromes raras. Minha principal área de conhecimento é o desenvolvimento infantil, prestando assistência e intervenção terapêutica, acompanhando de perto o desenvolvimento infantil de crianças típicas e atípicas. Ajudo as crianças a se tornarem mais independentes e com autonomia. Oriento pais a como brincar e estimular seus filhos no dia a dia. Minha maior missão é levar o brincar para todas as crianças! É uma honra poder me apresentar a vocês.

Nessa coluna meu maior objetivo é mostrar que conseguimos sim sair fora da caixa. Não precisamos de brinquedos caros para ter brincadeiras funcionais e divertidas, conseguimos construir relações afetivas e significativas com os nossos filhos a partir do simples ato do brincar. Vou trazer para os textos assuntos como o desenvolvimento infantil, o brincar, a integração sensorial, a busca pela autonomia e independência das nossas crianças, a inclusão social, a importância da terapia ocupacional, os marcos motores, cognitivos e sensoriais. Venha sair fora da caixa comigo! Esse é o primeiro momento de muitos que ainda iremos compartilhar. Espero que gostem pois eu já “TO” amando!


Sofia Régis é Terapeuta ocupacional formada pela UFRJ, Especializada no Conceito Neuroevolutivo - Bobath infantil, com Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres e Aprimoramento em Neurodesenvolvimento Infantil.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page