top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Superdotação: Descobrindo o Potencial dos Superdotados




SSuperdotação: Descobrindo o Potencial dos Superdotadosuperdotação: Descobrindo o Potencial dos Superdotados

A superdotação é um fenômeno que tem intrigado e fascinado muitas pessoas ao longo dos anos. Compreender o que é superdotação, como identificá-la e como apoiar os superdotados é essencial para garantir que esses indivíduos alcancem todo o seu potencial.


Recentemente, tivemos a oportunidade de aprofundar esse assunto em uma live incrível com o renomado psicólogo e especialista em superdotação, Damião Silva, fundador do projeto "Vivendo a Superdotação".


Trouxe neste texto um resumo do que foi debatido na entrevista para apoiar as famílias e os indivíduos superdotados.

Superdotação: Descobrindo o Potencial dos Superdotados
Geovanna Tominaga e Damião Silva, psicólogo convidado.

O Que é altas habilidades/superdotação

A ltas habilidades/superdotação é um termo que se refere a um estado em que um indivíduo possui habilidades acima da media ou talento em uma ou mais áreas, muitas vezes muito além do esperado para sua idade cronológica. Essas áreas podem incluir inteligência, criatividade, talento artístico, habilidades motoras, entre outras.


Identificando a Superdotação

Durante a live, o Damião Silva compartilhou sua experiência sobre a identificação da superdotação, destacando que envolve a observação de várias características. Isso pode incluir um QI acima da média, capacidade de aprendizado acelerado, curiosidade, sensibilidade e habilidades avançadas em áreas específicas.


Um dos pontos discutidos na live foi o ideia comum de que todos os superdotados são gênios e outras crenças equivocadas como por exemplo de que alunos superdotados só têm boas notas em todas as áreas do conhecimento. Muitas crianças superdotadas podem enfrentar desafios acadêmicos, como o desinteresse e o tédio na sala de aula.



Os desafios da superdotação

Superdotação: Descobrindo o Potencial dos Superdotados

Durante a live, falamos sobre os benefícios de reconhecer e apoiar esses indivíduos e os desafios únicos que os superdotados enfrentam, como o perfeccionismo, a pressão e a dificuldade de se encaixar socialmente.


Damião Silva compartilhou insights sobre como o sistema educacional desempenha um papel vital na criação de oportunidades para alunos superdotados.


Programas educacionais personalizados e estratégias específicas podem ajudar a atender às necessidades desses alunos. A aceleração pode ser uma estratégia, mas deve ser definida caso a caso. O PEI é direito legal para todo aluno com altas habilidades/superdotação.


Fontes de informação

No finalzinho da live, o Dan falou sobre alguns caminhos por onde os pais podem encontrar informações seguras para apoiar os superdotados. Mas não se esqueça que organizações, grupos de apoio e profissionais especializados podem fornecer orientações e informações sobre o assunto.


Busquem sempre profissionais especializados e não tenham vergonha de perguntar sobre as formações e especializações dos profissionais que atendem o seu filho(a).


A superdotação é um fenômeno multifacetado que requer uma compreensão abrangente e apoio adequado. É um desafio, mas também uma oportunidade para aproveitar o potencial excepcional de indivíduos superdotados e contribuir para um mundo mais rico em talento, criatividade e inclusão.


Vamos todos juntos!


*Geovanna Tominaga é educadora parental, jornalista especialista em Comunicação e Mkt em Mídias Digitais. Pós-graduada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil. Estudante de Psicologia e mãe de primeira viagem do Gabriel.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page