Saiba o que é superdotação e como acolher a criança superdotada
Antes de mais nada, uma criança superdotada é uma criança, e necessita de acolhimento, apoio e estímulos adequados para crescer e desenvolver seu potencial de forma saudável.
A criança superdotada possui características inatas que geralmente são percebidas desde cedo. Na primeira infância é possível observar características da superdotação.
Entre 2 anos e 7 anos de idade, a criança começa a interagir em ambientes sociais e suas habilidades diferenciadas começam a se tornam mais evidentes. É possível fazer uma avaliação formal a partir dos 2 anos e 6 meses.
Criança superdotada: vamos entender
A superdotação, ou altas habilidades/superdotação, é uma condição do neurodesenvolvimento. Está relacionada a fatores genéticos. Existe o fator da inteligência envolvido (Qi) e é frequentemente identificada quando surgem comportamentos precoces, como andar, falar ou ler antes do esperado.
Essa condição, no entanto, não é sinônimo de "saber tudo". Está mais ligada ao fato da criança ter facilidade de aprendizagem, que pode ser numa área específica ou em várias.
A identificação ocorre com um laudo profissional, resultado de observação do comportamento, relato dos pais e diversos testes aplicados por psicólogos. Essa documentação é essencial para garantir os direitos previstos na Educação Especial, como o plano de ensino individualizado (PEI) e a suplementação escolar.
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Como identificar a superdotação
Muito diferente da crença popular, a superdotação pode aparecer em diversas áreas e não apenas nas exatas, como por exemplo na matemática. Existem diversos tipos de superdotação!
Existem crianças que possuem habilidades acadêmicas, enquanto outras se destacam em outras atividades como as psicomotoras ou são criativo-produtivas. A superdotação acadêmica costuma ser mais fácil de identificar, pois pode ser mensurada por testes escolares e de QI. Já as habilidades criativas e produtivas, por exemplo, podem ser observadas no cotidiano por pais e professores atentos.
Atençao! Uma criança superdotada pode apresentar habilidades excepcionais em uma área, mas ter desempenho mediano em outras. Por exemplo, pode ter um talento extraordinário nos esportes, pode coexistir com dificuldades em disciplinas como físca ou química.
Como identificar uma criança superdotada?
Você pode observar se a criança possui algumas características das Altas Habilidades/ Superdotação, mas para uma identificação é necessário buscar um especialista na área. No entanto, existem algumas características comuns entre crianças superdotadas:
Alta sensibilidade e empatia;
Curiosidade intensa e comportamento questionador;
Boa memória e criatividade notável;
Vocabulário avançado e senso de justiça apurado;
Liderança e iniciativa desde cedo.
Na escola, podem aparecer comportamentos como questionar excessivamente professores e colegas, sentir-se desmotivadas por já conhecerem o conteúdo.
Relatar que a escola é "chata" ou que "não aprendem nada". Esses sinais devem ser observados com atenção para que a criança não desenvolva problemas emocionais como depressão, e outros comportamentos mais graves. Essas queixas devem ser ouvidas com atenção e compreendidas, para que as necessidades da criança sejam atendidas.
Como apoiar uma criança superdotada?
É essencial promover o suporte emocional para uma criança superdotada. Elas podem enfrentar desafios sociais, como dificuldade em se conectar com seus pares ou até bullying. O convívio com outras crianças superdotadas, ou que tenham interesses em comum, pode ser um caminho para melhorar a integração social e emocional.
O suporte escolar à criança superdotada inclui um plano de ensino que atenda às suas especificidades. A aceleração escolar pode ser feita de diversas maneiras e a criança também deve ser ouvida sobre seus interesses, desejos e ritmos.. A criação de um plano de ensino personalizado pode manter o interesse e engajamento escolar.
A aceleração escolar para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é um direito assegurado pela legislação brasileira e representa uma importante ferramenta de inclusão.
"É preciso entender que a Educação Inclusiva vai além do simples acesso à escola; trata-se de garantir que todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou emocionais, tenham acesso a uma educação de qualidade, adaptada às suas necessidades específicas.", explica o advogado Eduardo Duarte.
Diálogo sempre!
A conversa entre pais, profissionais, a escola e os professores, e até com a criança é essencial para que todos compreendam a condição e participe do processo de desenvolvimento.. Muitas crianças superdotadas têm desenvolvimento emocional típico para a idade, mas podem se sentir sobrecarregadas por informações e expectativas.
Por isso, essas crianças precisam ser acolhidas nos âmbitos emocional, social e educacional. Esse suporte integral ajuda a construir um ambiente onde a criança superdotada possa se desenvolver plenamente. A criança superdotada precisa encontrar um espaço onde possa se expressar, explorar seus interesses e ser compreendida.
*Geovanna Tominaga é jornalista, escritora, educadora parental. Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil. Graduanda em Psicopedagogia e mãe do Gabriel.
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