top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Abrindo meu diário


NOVA COLUNISTA: Sabrina Aleixo é psicomotricista e fonoaudióloga, especilista em Saúde Mental na Infância e Adolescência, ABA para Autismo e Deficiência Intelectual e Aprimoramento em Motricidade Orofacial. Sabrina escreve a coluna "MEGAFONO" aqui no CM. Bem-vinda!



"No final do ano passado sempre me vinha um pensamento: “2023 promete”! Em seguida, não é que recebi esse convite maravilhoso que é ser nova colunista do Conversas Maternas?! Costumo pensar bastante antes de tomar uma decisão, mas como meu coração se encheu de alegria não demorei muito para dar um “SIM”, isso mesmo, em caps lock. Fico muita grata por essa oportunidade, vai ser um pouco diferente de tudo que já fiz como psicomotricista e fonoaudióloga.


QUEM SOU EU

Me chamo Sabrina Augusto Pinto Aleixo de Faria, no mercado acadêmico e de trabalho sou conhecida como Sabrina Aleixo, sou casada com Rafael e tenho um enteado chamado Otto de 9 anos. Carioca da gema, amo essa cidade. Gosto muito do contato com a natureza que me leva a contemplação em Deus, sou católica, tenho muita fé e isso me ajuda na busca de ser uma pessoa, profissional e estudante cada vez melhor. Desde pequena, quando entrava no meu mundo do “faz de conta”, sonhava em estar ensinando, trabalhando com outras crianças. Outra situação da minha infância que me marcou muito, que começou em torno dos meus 7 anos de idade, amava escrever no meu diário, hábito que carrego comigo até hoje.


"Essa paixão pelo mundo infantil só foi crescendo e a busca pelo conhecimento aumentando"

Minha primeira faculdade foi em psicomotricidade, fiz no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação – IBMR. Fiquei encantada com a profissão, fui tomando conhecimento da importância de cada etapa do desenvolvimento humano e que o brincar é a melhor forma de treino para o aperfeiçoamento do cérebro. A psicomotricidade, “baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002).


Essa paixão pelo mundo infantil só foi crescendo e a busca pelo conhecimento aumentando, sendo assim, fiz uma pós graduação em Saúde Mental na Infância e Adolescência na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Lá um mundo se abriu, fiz estágio e tive um dos primeiros contatos com crianças neuro atípicas de formas bem variáveis.


SEM PARAR

A necessidade em saber mais, fez com que tomasse a decisão de fazer uma outra faculdade, a fonoaudiologia, pela Universidade Veiga de Almeida. A fonoaudiologia é uma profissão da área da saúde e da educação que pesquisa, previne, avalia e trata as alterações da voz, fala, linguagem, audição, aprendizagem, enfim, da Comunicação Humana. (CREFONO 1). Unir as profissões: psicomotricista e fonoaudióloga me fizeram “ganhar corpo” me fortalecendo como profissional. Atuo diariamente na área clínica de ambas as profissões. Não dá para parar, por isso, ano passado terminei uma pós graduação em ABA para autismo e deficiência intelectual pelo CBI OF MIAMI e atualmente curso um aprimoramento em motricidade orofacial pela FONOTRADE.


No “diário” Conversas Maternas tenho como objetivo, trocar informações e saber quais são os seus maiores questionamentos no mundo do desenvolvimento infantil através da psicomotricidade e da fonoaudiologia e fazer com que você se apaixone pela criatividade de cada criança. A partir de agora espero conhecer vocês também, lembrem-se: 2023 promete!!!"


* Sabrina Aleixo é psicomotricista e fonoaudióloga formada pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação e Universidade Veiga de Almeida. Pós Graduada em Saúde Mental na Infância e Adolescência, ABA para Autismo e Deficiência Intelectual e Aprimoramento em Motricidade Orofacial.


Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page