top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Mais um desafio


NOVA COLUNISTA: Conheça Karla Uchoa, médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEFRASGO, mestre em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós graduação em medicina estética e tricologia, com atuaçao em cosmiatria ginecológica. Karla escreve a coluna "BELA MÃE" aqui no CM.



"Ahhh!!! Que delícia!! Fiquei muito feliz em ter recebido o convite da Geovanna para escrever uma coluna no Conversas Maternas, projeto lindo que ela desenvolveu. Espero contribuir não somente como médica, (com todo meu conhecimento técnico), mas também como mãe (com minhas ""bateções de cabeça, erros e acertos), nesta tarefa difícil, desafiadora, porém super prazerosa de ´Maternar`. Tarefa que amo mais que tudo e que exerço há 13 anos (sim!!! meu bebê já é adolescente ... o tempo não passa, ele voa! Precisamos aproveitar cada segundo da melhor maneira).


QUEM SOU EU

Sou carioca, médica, formada pela Faculdade Souza Marques e especialista em Ginecologia e Obstetrícia há mais de 20 anos. Minha residência médica (especialização) foi na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, hospital escola que contava com os maiores mestres da medicina onde tive a grande honra e oportunidade de aprender com Professor Alkindar Soares (ginecologia), Professor Rezende (obstetrícia), e Medicina Fetal (professor Jorge de Rezende Filho). Fui contaminada pela paixão deles em ensinar que acabei ingressando no mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Me tornei mestre em medicina e assim como professora, dava aulas para alunos da faculdade de medicina e para colegas já médicos que estavam se especializando em ginecologia. Era uma grande troca de conhecimemento, acho que quanto mais ensino, mais tenho vontade de aprender.


Quando engravidei me deparei com um grande dilema entre prosseguir com a vida corrida e sem horários de obstetra e a maternidade. No meu sétimo mês de gravidez, ao ter ameaça de parto prematuro, resolvi parar de fazer partos. E como a obstetrícia é uma especialidade em que nossa vida é além de muito corrida e imprevisível (não temos hora certa pra nada), mesmo após o nascimento do meu filho, não retomei. Eu sofria só de pensar em precisar algum dia não poder ficar no parquinho brincando e curtindo meu filho, ou deixa-lo em casa com febre, ou ainda, não conseguir estar presente em alguma apresentação da escolinha.


"Porém continuei acompanhando as gestantes nas ultrassonografias obstétricas, do seu pré-natal, vendo aquele embriãozinho se tornar um bebê, o que me emociona até hoje."

Como cuido de mulheres, mães, esposas, profissionais, não poderia deixar de ter um olhar voltado para o autocuidado, sua autoestima, e sua beleza. Então prossegui com mais especialização em medicina estética e tricologia. Para cuidar da sua beleza e estar sempre em busca da sua, da nossa melhor versão. Pra quem não sabe, a tricologia estuda as doenças e alterações do cabelo e couro cabeludo. E o cabelo é a moldura do rosto feminino, né?!


Acho fantástico termos aqui um espaço de aprendizado e troca de experiências entre mães ´reais`. Mães que trabalham, e têm uma carreira profissional (da qual amam também, além da maternidade). Mães que assumem suas dificuldades e que reconhecem que não é nada fácil associar o lado materno com o profissional. Que assumem o medo do desconhecido e que se deparam com desafios e questionamentos. Mães que não são ´mulheres maravilhas`, mas que são mulheres maravilhosas.


Espero que aqui seja um espaço de apoio, um ombro amigo, com a finalidade de ajudarmos umas as outras. Que possamos assumir sem vergonha nenhuma as nossas derrotas e comemorar nossas vitórias. Então vamos dar as mãos e seguir juntas."


* Karla é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEFRASGO, mestre em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós graduação em medicina estética e tricologia, com atuaçao em cosmiatria ginecológica.




Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page