top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Aprender e ensinar, me leva a voar e a sonhar...


Olá, aqui quem escreve é a Julia Ludolf, uma Artista-Educadora com muito orgulho e muito amor. A minha trajetória na Arte e na Educação começou em Nova Friburgo (região serrana do Rio de Janeiro), onde nasci. Minha mãe, bailarina e meu pai músico (ambos educadores), me criaram imersa no contexto artístico-pedagógico. Desde muito nova eu participei de montagens teatrais e aprendi a tocar violão sozinha, “de ouvido”, como falam... Também acompanhei minha mãe nas aulas que ela lecionava e meu pai na fanfarra que ele regia, fui aluna deles.


Quando completei sete anos, minha família se mudou para os Estados Unidos e lá passamos momentos inesquecíveis. Eu fui alfabetizada aqui e lá. Vivi experiências artísticas muito profundas na escola. Eu tinha aula de Teatro, Música e Artes Plásticas e isso me marcou muito, algo que não era comum aqui no Brasil. Depois de quatro anos, retornamos.


"Eu acredito que a humanidade e, principalmente os bebês e crianças estão passando por transformações que precisam ser olhadas com profundo carinho e a minha missão como Artista-Educadora está diretamente em harmonia com isso"

Aos dezessete anos eu prestei vestibular para Licenciatura em Teatro na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), um dos cursos universitários de Teatro mais concorridos do Brasil e passei. Mas o detalhe era que eu não tinha nenhum parente no Rio e meus pais eram artistas e educadores, portanto, já previa que não seria simples essa escolha. Mas algo muito forte pulsava no meu coração e eles deram total apoio e um jeito de alugar um quarto para mim e eu tratei de aproveitar cada segundo para estudar muito. No primeiro ano de faculdade eu passei em um teste para um espetáculo infanto-juvenil e também consegui uma vaga como bolsista de um projeto chamado: “O Hospital como Universo Cênico”, no Hospital Federal da Lagoa. Lá eu tive a missão de levar Arte para bebês, crianças e adultos. Contava Histórias, cantava, tocava e principalmente, levava luz para dias cinzentos. Fiquei neste projeto por 4 anos, como pesquisadora e artista.


Ao longo da minha história na Universidade, mais espetáculos infanto-juvenis foram surgindo e eu comecei a perceber a minha forte ligação com a Infância. Algumas dessas peças ganharam prêmios como Zilka Salaberry e CBTIJ, dois prêmios totalmente dedicados ao público infantil. Foi aí que eu abri uma espécie de portal para mergulhar de vez nesse universo. Ao mesmo tempo em que eu estava nos palcos, apresentando Arte para bebês e crianças, eu também estava dentro de centros de desenvolvimento infantil, em escolas e centros culturais, desenvolvendo o meu trabalho pedagógico. Diante desse processo, naturalmente, a definição do que eu fazia no mundo foi surgindo...Eu estava me tornando uma Artista-Educadora, pela força das circunstâncias da vida.


Em 2014 eu me formei e comecei a sentir necessidade de estudar mais, foi aí que decidi fazer uma pós-graduação em Educação Musical e Ensino de Artes na UCAM (Universidade Cândido Mendes). Neste momento ainda mais possibilidades de trabalho surgiram para mim. Fui educadora de muitas escolas com filosofias diversas e também de lugares de referência do trabalho desenvolvido para a primeira infância, como a BodyTech Babies and Kids.


Toda essa experiência prática e teórica, contribuiu para o entendimento de que eu seria capaz de criar a minha própria forma de pensar e viver Educação e Arte. Foi então que eu dei início ao meu projeto chamado: “Jubarte”. Esse projeto me rende lindos frutos atualmente e é um sonho que já se tornou realidade. Eu dou aulas particulares de teatro, música e artes visuais na casa das pessoas, reúno famílias em encontros semanais para as rodas musicais, danças maternas, atuo em escolas, centros de desenvolvimento infantil, conduzo um projeto de composição musical personalizada, além de trabalhar em eventos, levando um trabalho totalmente afetivo e amoroso.


Ao longo da minha trajetória eu não parei de estudar e repensar a minha prática. Neste momento eu estou fazendo um curso de extensão na PUC (Pontifícia Universidade Católica), de Arteterapia e também estou aprofundando as minhas pesquisas em Sound Healing (Terapia do Som), que possibilita a saúde, a cura, através da Arte.


Eu acredito que a humanidade e, principalmente os bebês e crianças estão passando por transformações que precisam ser olhadas com profundo carinho e a minha missão como Artista-Educadora está diretamente em harmonia com isso, por isso, esta coluna será dedicada a Arte na Infância. Não há como terminar o meu texto sem dizer que “A Arte de aprender e Ensinar, me leva a voar e a sonhar”. Obrigada.


Julia é formada em Licenciatura em Teatro e Pós- graduada em Música. Hoje, Julia estuda Arte-Terapia e Terapia do som, conhecida como "Sound Healing"

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page