top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Intervenção Denver: minha vida


Hoje eu vim falar do meu XODÓ, um dos motivos da minha vinda para o Rio de Janeiro. O aprofundamento na Intervenção fundamentada no Modelo Denver de estimulação Precoce – ESDM (Early Start Denver Model). Atuando na prática, pude observar os grandes avanços e como todo o processo é claro e fidedigno. Em maio de 2021 decidi realizar as formações iniciais, podendo assim me candidatar a certificação oficial para ser uma terapeuta Denver pelo MIND Institute, iniciei com o Workshop Introdutório, posteriormente Workshop Avançado.


Iniciei o processo de certificação, e hoje já me encontro no final da certificação oficial pelo MIND/UC Davis. Uma caminhada de muito estudo e dedicação. Mas com a certeza de que irei levar qualidade de vida para muitas crianças e suas famílias. O ESDM, foi desenvolvido e a baseado em mais de 35 anos de pesquisa na área de estimulação precoce no TEA, tendo sido eleito pela Time Magazine em 2012 como uma das maiores descobertas da medicina nos últimos anos.

"É uma caminhada de muito estudo e dedicação. Mas com a certeza de que irei levar qualidade de vida para muitas crianças e suas famílias".

COMO FUNCIONA

As terapias são focadas em jogos, brincadeiras e na interação entre paciente e terapeuta. É um dos métodos de tratamento do autismo com eficiência comprovada cientificamente. Desenvolve diversas habilidades como: Comunicação Receptiva, Comunicação Expressiva, Atenção Compartilhada, Competências Sociais, Imitação, Cognição, Motricidade Fina, Motricidade Grossa, Comportamentos e Independência Pessoal. Como se trata de intervenção, a precocidade é um fator primordial para o tratamento. Assim como a intensidade das terapias tem correlação direta com os resultados observados, sendo que, quanto maior a intensidade dos serviços, melhor os resultados ao fim do período de intervenção. O supervisor do caso irá analisar a necessidade da criança respeitando esses critérios.

PLANO INDIVIDUALIZADO

A estimulação individualizada é considerada pelos meios científicos como a mais eficaz das modalidades de intervenção. Isso que mais me fascinou durante toda construção das etapas da certificação oficial. Escrever objetivos específicos pensando na criança dentro de suas capacidades e necessidades, é incrível! O plano de intervenção é amplo, abrange as áreas da Comunicação Receptiva, Comunicação Expressiva, Atenção Compartilhadas, Competências Sociais, Imitação, Cognição, Motricidade Fina, Motricidade Grossa, Comportamentos e Independência Pessoal é constituído com base nas necessidades identificadas através da avaliação individualizada. Este plano permite o estímulo focado, mais eficaz e personalizado.


AMBIENTE NATURAL

Um ponto crucial é a fidelidade na implementação no ambiente natural da criança, a assistente terapêutica (AT) além de colocar o plano terapêutico em ação, realiza a coleta de dados durante a sessão. E deve ser supervisionada semanalmente, pelo terapeuta responsável pelo caso. Os pais são peças-chaves durante todo o processo, então você que escolheu o ESDM, para o seu pequeno (a), busque o Coach Parental na equipe e tire todas as suas dúvidas, para dar continuidade e intensificar a intervenção. A reavaliação da criança é realizada a cada 12 semanas a fim de mensurar os ganhos, guiar a estimulação oferecida e permitir o ajuste do planejamento terapêutico, de forma individualizada e com foco nas necessidades específicas de cada criança.

AVALIAÇÃO DE ATRASOS

Recado muito importante, qualquer sinal de atraso procure um especialista, atualmente a caderneta de vacinação possui os marcos do desenvolvimento, checklist M-CHAT-R/F. Auxiliando assim, na identificação de pacientes com idade entre 16 e 30 meses com possível Transtorno do Espectro Autista (TEA). O instrumento é de rápida aplicação, pode ser respondido pelos pais ou cuidadores durante a consulta. A criança que recebe uma intervenção precoce adequada ganha uma infinidade de possibilidades, se ficou com alguma dúvida coloque sua pergunta nos comentários, ou nas redes.


Você não está sozinho (a) nessa!


* Carlayne Carvalho é Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Pedagoga, especialista em desenvolvimento infantil e Intervenção Precoce.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page