top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Doenças respiratórias no outono


ALERGIA RESPIRATÓRIA OUTONO - Criança deitada na cama

O que estamos vivendo? Chegamos ao outono-inverno e nunca tivemos tantas crianças doentes ao mesmo tempo como nos tempos de agora.


Esta sendo uma época muito difícil. De maneira geral todos os anos com a volta às aulas e a chegada do outono, as crianças adoecem mais, emergências lotadas, o telefone do pediatra não para, o consultório lota...


O isolamento social prolongado durante a pandemia, escolas fechadas, o uso de máscaras são fatores que deixaram as crianças em um bolha. Elas estavam super protegidas mas agora, com tudo liberado e quando as máscaras já não são mais usadas, essa bolha estourou e tudo ao redor está entrando, tocando, contaminando e as doenças surgindo.



ALERGIA RESPIRATÓRIA OUTONO - Criança deitada na cama

As crianças estão adoecendo em série. É um ciclo quase que vicioso: fica gripada, melhora por duas semanas e depois adoece de novo. É resfriado, gripe, bronquiolite, asma aguda, gastroenterites, muitas e muitas viroses.


E como elas não estava sendo expostas neste período todo de bolha, suas defesas ficaram paradinhas ali, não ficaram reproduzindo muitos anticorpos, afinal elas não estavam tendo contato com agentes infecciosos.


E se as defesas estão desreguladas, ficam suscetíveis a complicações: sinusites, otites, pneumonias, meningite… Que transtorno! Pais cansados, crianças perdendo aula, perda de peso, falta apetite, péssimas noites de sono...


COMO TRATAR AS ALERGIAS RESPIRATÓRIAS

  • Ao adoecer, se possível, deixa seu filho longe da creche por duas semanas, isso vai ajudar a ter uma recuperação mais eficiente, melhorar as defesas e o estado nutricional.

  • Se seu filho tiver mais do que 2 anos, e aceitar, mande ele de máscara.

  • Pressionem ás escolas e familiares para que mantenham as máscaras nas crianças maiores, professores e funcionários, além de rigorosa higienização das mãos de todos.

Além disso, procurem salas de aulas com ventilação. As crianças não podem ficar no mesmo ambiente contaminado e fechado por tanto tempo. As escolas que tenham atividades ao ar livre, em contato com a natureza. Coloque as crianças pra brincar ao ar livre!


VEJA MAIS DICAS DE COMO EVITAR AS ALERGIAS RESPIRATÓRIAS:

  1. Mantenham alimentação saudável, equilibrada, folhas escuras, frutas, fibras, cereais, varie o cardápio. Evitem industrializados e ultraprocessados.

  2. Bebam e abusem de muuuita, muita água!

  3. Mantenham as vacinas em dia, isso é uma das melhores medidas preventivas, sempre!

  4. E claro, muita lavagem nasal !!!

  5. Se seu filho estiver com doença respiratória, faça fisioterapia respiratória, ajuda muito e evita possíveis complicações.


E lembre-se: assim como o outono-inverno, essa fase vai passar.





*Bruna é médica pediatra, formada pela UNESA desde 2016, com residência em Pediatria no Hospital Municipal Jesus. Cursa pós-graduação em Nutrição Materno Infantil pela FAPES. Também é consultora de amamentação.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page