top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

Tummy time, o que é?


Tummy time ou tempo de barriga para baixo, é uma atividade recomendada para bebês menores de 6 meses.

É quando colocado de barriga encostada em uma superfície como tapete ou chão. Sempre acordado e supervisionado.


Importância do Tummy Time

Você sabe porque essa atividade passou a ser recomendada? Devido a alta incidência de morte súbita a Academia Americana de Pediatria orientou a todos os bebês a dormir de barriga para cima.


Porém os bebês permaneceram de barriga para cima por mais tempo além do horário de sono e por isso passou a ser observado grande atraso nos marcos motores e aumentou o índice de deformidades cranianas.


Você consegue variar a postura do seu bebê e estimular a postura de bruços? Afinal esse momento tummy time favorece o desenvolvimento de muitas partes do corpo.


Desenvolvimento do bebê

O bebê nasce com a flexão fisiológica ou seja todo "encolhidinho", estando de bruços, a medida que faz os chutes aleatórios com as pernas vai liberando o peso da região cervical (do pescoço) facilitando o levantar da cabeça e a transferência de peso para o quadril .


Até o quinto mês o bebê já consegue sustentar a cabeça e ter toda extensão até o quadril, fundamento para todas as próximas etapas futuras do seu desenvolvimento. Então atenção mamães com a importância do tummy time ! Seu bebê está preparado?


Além disso posicionar o bebê de barriga para baixo ou seja fazer o tummy time tem muitos benefícios como :

  • Favorecer a aquisição dos marcos motores principalmente inicialmente o controle de cabeça.

  • Previne deformidades e assimetrias cranianas

  • integração dos sistemas principalmente sensorial .

  • Permite ativação muscular

  • Ajuda na mecânica respiratória, no refluxo , cólicas, constipação

  • Enfim ajuda o bebê explorar o ambiente sob nova perspectiva !


QUANDO MAIS CEDO, MELHOR

Quero chamar sua atenção para não ficar com medo de iniciar a atividade o mais cedo possível ! Ela pode e deverá ser feita desde a alta hospitalar, assim que seu bebê chegar em.casa . Isso mesmo, Quanto mais cedo melhor será sua aceitação. Lembra? As aquisições no primeiro semestre são fundamentais!


Como colocar o bebê de bruços

Ha muitas formas de colocar seu bebê de bruços. Não só deixar no chão. Nesse primeiro momento explore seu colo, como por exemplo o coloque no seu peito, aproveite a interação e deixe seu bebê mais organizado permitindo ganhos sensoriais e motores.


Outras formas de estimula-lo, pode ser nas suas pernas, no banho é uma ótima opção eles amam! Pode ser na almofada de amamentação( atenção ao tamanho e na altura dessa almofada)


Uma outra alternativa muito motivadora é colocar o bebê de bruços , sobre um lençol ou lycra e puxar a lycra, passeando com o bebê pelo chão. É um sucesso! Uma pergunta campeã é quanto ao tempo que o bebê deverá permanecer na postura ?


A orientação é de 30 min por dia, podendo ser desmembrado de acordo com a rotina de cada família. Mas cada bebê tem seu tempo, seu ritmo. O objetivo é que ele fique por um período e vai aumentando gradativamente, sendo prazeroso acima de tudo. A presença do cuidador é muito motivadora!


  • Use também brinquedos adequados para cada idade para prender a atenção

  • Procure colocar quando estiver em sua boa "janela", sem sono, sem fome ou algum desconforto.

  • Caso ainda assim permaneça irritado mude a postura.

  • Acalme-o e varie o ambiente. Talvez o bruços direto no chão não seja a melhor opção para iniciar. Tente a posição de barriguinha no seu colo, na sua perna , no seu braço. Depois em uma almofada ou rolinho.

  • Outra dica muito interessante é o momento do banho.


Quando o bebê permanece aveso a essa atividade , vale a pena uma avaliação por um profissional especializado de forma entender e identificar o que está dificultando ele permanecer de bruços.


meu bebe nasceu, e agora?

Ja colocou seu bebê de barriga para baixo, hoje? Lembre-se:  "back to sleep" ou barriga para cima no momento do sono. ""Tummy time ao estar acordado e supervisionado.


Boa experiência!



*Bete é fisioterapeuta, especializada no Conceito neuroevolutivo Bobath baby e infantil combinado com integração sensorial, Método Therasuit. Pediatric taping e eletroestimulação na pediatria. Controle de tronco e pediatric gait.

Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page