Tummy time ou tempo de barriga para baixo, é uma atividade recomendada para bebês menores de 6 meses.
É quando colocado de barriga encostada em uma superfície como tapete ou chão. Sempre acordado e supervisionado.
Importância do Tummy Time
Você sabe porque essa atividade passou a ser recomendada? Devido a alta incidência de morte súbita a Academia Americana de Pediatria orientou a todos os bebês a dormir de barriga para cima.
Porém os bebês permaneceram de barriga para cima por mais tempo além do horário de sono e por isso passou a ser observado grande atraso nos marcos motores e aumentou o índice de deformidades cranianas.
Você consegue variar a postura do seu bebê e estimular a postura de bruços? Afinal esse momento tummy time favorece o desenvolvimento de muitas partes do corpo.
Desenvolvimento do bebê
O bebê nasce com a flexão fisiológica ou seja todo "encolhidinho", estando de bruços, a medida que faz os chutes aleatórios com as pernas vai liberando o peso da região cervical (do pescoço) facilitando o levantar da cabeça e a transferência de peso para o quadril .
Até o quinto mês o bebê já consegue sustentar a cabeça e ter toda extensão até o quadril, fundamento para todas as próximas etapas futuras do seu desenvolvimento. Então atenção mamães com a importância do tummy time ! Seu bebê está preparado?
Além disso posicionar o bebê de barriga para baixo ou seja fazer o tummy time tem muitos benefícios como :
Favorecer a aquisição dos marcos motores principalmente inicialmente o controle de cabeça.
Previne deformidades e assimetrias cranianas
integração dos sistemas principalmente sensorial .
Permite ativação muscular
Ajuda na mecânica respiratória, no refluxo , cólicas, constipação
Enfim ajuda o bebê explorar o ambiente sob nova perspectiva !
QUANDO MAIS CEDO, MELHOR
Quero chamar sua atenção para não ficar com medo de iniciar a atividade o mais cedo possível ! Ela pode e deverá ser feita desde a alta hospitalar, assim que seu bebê chegar em.casa . Isso mesmo, Quanto mais cedo melhor será sua aceitação. Lembra? As aquisições no primeiro semestre são fundamentais!
Como colocar o bebê de bruços
Ha muitas formas de colocar seu bebê de bruços. Não só deixar no chão. Nesse primeiro momento explore seu colo, como por exemplo o coloque no seu peito, aproveite a interação e deixe seu bebê mais organizado permitindo ganhos sensoriais e motores.
Outras formas de estimula-lo, pode ser nas suas pernas, no banho é uma ótima opção eles amam! Pode ser na almofada de amamentação( atenção ao tamanho e na altura dessa almofada)
Uma outra alternativa muito motivadora é colocar o bebê de bruços , sobre um lençol ou lycra e puxar a lycra, passeando com o bebê pelo chão. É um sucesso! Uma pergunta campeã é quanto ao tempo que o bebê deverá permanecer na postura ?
A orientação é de 30 min por dia, podendo ser desmembrado de acordo com a rotina de cada família. Mas cada bebê tem seu tempo, seu ritmo. O objetivo é que ele fique por um período e vai aumentando gradativamente, sendo prazeroso acima de tudo. A presença do cuidador é muito motivadora!
Use também brinquedos adequados para cada idade para prender a atenção
Procure colocar quando estiver em sua boa "janela", sem sono, sem fome ou algum desconforto.
Caso ainda assim permaneça irritado mude a postura.
Acalme-o e varie o ambiente. Talvez o bruços direto no chão não seja a melhor opção para iniciar. Tente a posição de barriguinha no seu colo, na sua perna , no seu braço. Depois em uma almofada ou rolinho.
Outra dica muito interessante é o momento do banho.
Quando o bebê permanece aveso a essa atividade , vale a pena uma avaliação por um profissional especializado de forma entender e identificar o que está dificultando ele permanecer de bruços.
Ja colocou seu bebê de barriga para baixo, hoje? Lembre-se: "back to sleep" ou barriga para cima no momento do sono. ""Tummy time ao estar acordado e supervisionado.
Boa experiência!
*Bete é fisioterapeuta, especializada no Conceito neuroevolutivo Bobath baby e infantil combinado com integração sensorial, Método Therasuit. Pediatric taping e eletroestimulação na pediatria. Controle de tronco e pediatric gait.
Comments