top of page

+publicidade+

Conversas Maternas - Eduardo Duarte

A boia ideal para criança


Você sabe qual é? Férias! Calor! Piscina! Saiba mais sobre os cuidados nesta época do ano. Descubra como escolher a boia ideal para criança e previna casos de afogamento de crianças neste verão. Nesta coluna, eu vou te ajudar a entender a importância desses cuidados:


É nesta época que queremos sair da rotina e proporcionar novas oportunidades aos pequenos. Eu amo ,e você ? Afinal, eles querem novidades e estão sempre abertos às aventuras e novas experiências .O verão é realmente um período muito oportuno para aproveitar o tempo livre com qualidade e marcar, para sempre, a memória das crianças!


Pra quem não gosta de curtir uma piscina ou praia então... Mas atenção! Se você gosta de  passar o dia embaixo do sol com a sua família, é preciso ter atenção em alguns fatores. Nesta coluna, eu vou te ajudar a escolher qual é a boia ideal para criança de diferentes idades.


"Mesmo que muitos pais ainda estejam trabalhando, é sempre importante separar um tempinho para dar atenção aos nossos filhos sem que isso seja uma obrigação. E não é preciso grandes investimentos. Para ser divertido, basta estar entregue à brincadeira."

ESCOLHENDO A BÓIA IDEAL

Curtir uma piscina, rio ou mar com segurança é fundamental garantir o equipamento adequado às crianças. Para garantir a diversão dos pequenos, é preciso saber escolher o equipamento adequado. Mas você sabe qual é a boia ideal para criança em cada idade? Separei aqui algumas dicas de bóias para cada faixa etária pra sua criança poder curtir um  banho seguro e com muita diversão:


🏖 As boías com assento são indicadas para nenéns com até 15 kilos, alguns fabricantes falam até 2 anos. Elas podem ser usadas a partir do momento que ele está com o tronco firme (normalmente por volta de 6 meses de idade, de acordo com cada criança) e até quando atingirem o peso máximo, e/ou não estiverem apertadas nas perninhas.

Você consegue achar no mercado com ou sem teto de proteção solar, muito bom nos dias de sol intenso. Opte, se possível, para as boías com 2 câmaras de ar, pois elas oferecem melhor estabilidade e menos risco de desequilíbrios. Além, de mais segurança caso uma delas se esvazie. Essa boia permite muitos estímulos motores além de mais autonomia, pois mesmo com a presença do cuidador , a criança não estará no colo, vai ter mais liberdade de movimento.


🏖 Os coletes infantis são indicados para as crianças até 4 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria eles são mais seguros do que as boías de braços, pela impossibilidade da criança retirá-las sozinha, e tombar o corpo para frente (a cabeça e os membros são as partes mais pesadas das crianças). Entretanto, alguns modelos de coletes podem subir em direção a cabeça da criança, e desequilibra-la para frente. Opte pelos que tem como prender como um body.

Sempre esteja junto com seu pequeno e observe como o equipamento fica nele!


🏖 As boías de braços são indicadas a partir dos 4 anos apenas. Elas dão liberdade de movimentação dos braços e das pernas.


TODO CUIDADO É POUCO

O mais importante é o pequeno estar SEMPRE acompanhado do adulto e jamais sozinho, mesmo com a boia. A prevenção é a melhor forma de curtir com segurança e sem riscos.

Cheque se o equipamento comprado possui certificação do Inmetro. Essa é a garantia de segurança do produto.

O afogamento é a segunda maior causa de morte entre as crianças. O acidente é rápido e silencioso.Jamais deixe a criança sem supervisão!


Infelizmente durante minha trajetória de UTI e consultório, atendo muitas crianças que se afogaram e ficaram com sequelas neurológica importantes, por isso me preocupei fazer esse alerta para vocês. Pensamos sempre em piscina , mar , porém vale lembrar que um bebê ou uma criança pequena pode se afogar em 2,5cm de água e isso pode levar apenas 30 segundos, seja na banheira, pia, vaso sanitário, balde, piscina, praia, rio e outros. Por isso, aqui vão alguns alertas:


🔸 Não deixe uma criança menor que 3 anos, sem supervisão, na banheira ou próximo de lugares com acumulo de água.

🔸Mantenha a tampa de vaso sempre fechada. Se possível use travas.

🔸 Evite brinquedos e objetos atraentes próximos a piscina ou outros reservatórios de água

🔸Proteja piscinas com alarmes, capas, cerca de 1,5m para a criança não escalar.

🔸Ensine a criança a nadar desde cedo com profissionais especializados.

🔸Somente o uso de Boias não são seguras! Necessitam sempre de supervisão. Fique atento! não esqueça que é sempre bom checar as especificidades do equipamento adquirido, pois existem variações entre os fabricantes.


OUTROS CUIDADOS IMPORTANTES

Durante o período de férias com crianças, o alto nível de exposição solar não é recomendado para os pequenos, em especial, para os bebês. Aqui vão mais alguns lembretes básicos para você curtir as férias com a família bem tranquila:


🔸 Tome muita água pois manter a hidratação ao longo do dia é muito importante

🔸 Faça refeições leves nutritivas e saudáveis

🔸 Diminua o tempo nas telas. Busque brincadeiras interativas , ao ar livre . Brincadeiras em família. Valorize esse tempo.

🔸Brincadeiras com segurança, com boias adequadas para piscina e praia .


Não se esqueça de protejer as crianças do sol com o uso do protetor, chapéu e blusa de proteção solar. e aproveitem suas férias com segurança!


*Especializada no Conceito neuroevolutivo Bobath baby e infantil combinado com integração sensorial, Método Therasuit. Certificada em cursos de desenvolvimento motor e aspectos biomecânicos e cinesiologicos. Pediatric taping e eletroestimulação na pediatria. Controle de tronco e pediatric gait.

Posts recentes

Ver tudo
Conversas Maternas
  • Twitter
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn
Grupo de mães

Deixe seu email pra receber mais dicas!

Seja bem-vindo!

Grupo de mães
bottom of page